Das telas para a mesa

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Heloisa Cestari

Reprodução
O Cannoli de 'O Poderoso Chefão'

Quem nunca sentiu a boca salivar diante das delícias turcas ofertadas pela Feiticeira Branca em As Crônicas de Nárnia, ficou indeciso quanto ao sabor de tomates verdes fritos ou sonhou em mergulhar no rio de fondue da Fantástica Fábrica de Chocolate? A despeito do envolvente enredo de algumas tramas, fica difícil conter o impulso de largar as pipocas, amarrar o avental e correr à cozinha na tentativa de preparar um romântico jantar com direito ao espaguete de A Dama e o Vagabundo; ao drinque preferido de Marilyn Monroe em O Pecado Mora ao Lado; a um cannoli tão fatalmente saboroso quanto o de O Poderoso Chefão; arriscar um caldo azul à lá Bridget Jones ou um mero milk-shake no mais autêntico estilo Bantha para acompanhar aquela torta de maçã ao cair da tarde antes que o personagem de American Pie decida sair da tela e dar outro fim à iguaria. Sim, não faltam referências culinárias dignas de arrastar cinéfilos aos fogões. A quantidade de especialidades cinematográficas é tão grande que a norte-americana Becky Thorn chegou a listar as principais receitas no livro Jantares de Cinema, publicado no Brasil pela Editora Gutenberg. É só escolher o roteiro, verificar se há todos os ingredientes do elenco na geladeira e incorporar Julie ou Julia sem medo de entojar os críticos de plantão. Bom apetite!

Whisky Sour
(O Pecado Mora ao Lado)
“Senhorita Morris, sou perfeitamente capaz de preparar meu próprio café da manhã. Na verdade, comi um sanduíche de pasta de amendoim com dois whisky sours”, diz a atraente garota vivida por Marilyn Monroe na película de 1955. Para o lanche, basta passar manteiga e creme de amendoim em duas fatias de pão de fôrma. Já para os whisky sours, vale anotar a receita:
Ingredientes: 4 medidas de uísque; 4 medidas de suco de limão; 2 medidas de calda de açúcar; gelo; 2 rodelas de laranja; 2 cerejas em conserva.
Modo de preparo: Coloque gelo na coqueteleira. Acrescente o suco de limão, o uísque e a calda de açúcar. Agite bem. Despeje em dois copos de boca larga. Enfeite-os com rodela de laranja e cereja.
Rendimento: 2 drinques.

Milk-shake de leite Bantha
(Star Wars 4 - Uma Nova Esperança)
Embora o universo de Guerra nas Estrelas seja cercado de robôs e naves espaciais, o milk-shake de Luke não é nada futurístico. A fruta escolhida para esta vitamina foi o mirtilo, que dá coloração semelhante à do leite oferecido pelo tio Owen em seu abrigo na fictícia região de Tatooine.
Ingredientes: 150 g de mirtilo; 500 g de iogurte de mirtilo ou natural; mel a gosto; 2 colheres (sopa) de aveia; 1 colher (chá) de gengibre torrado; um pouco de leite.
Modo de preparo: Bata o mirtilo com o iogurte no liquidificador. Prove. Se estiver azedo, acrescente mel. Misture a aveia e o gengibre. Bata, adicionando leite até que a bebida atinja a consistência que você imagina que um leite Bantha possui.
Rendimento: 1 porção.

Rabanadas
(Kramer Versus Kramer)
“Se é rabanada o que você quer, rabanada é o que vamos ter”, diz o personagem de Dustin Hoffman, Ted Kramer, para o filho Billy em sua primeira investida na cozinha. Para os dois, a tentativa foi meio desastrosa: resultou em uma queimadura, palavrões por parte de Ted e a conclusão de que pai e filho eram estranhos um ao outro. Mas a receita é saborosa, e essencial ao repertório de qualquer aspirante a cozinheiro.
Ingredientes: 1 colher (sopa) de farinha de trigo; 2 ovos grandes; 125 ml de leite; 1 colher (sopa) de açúcar; 1 pitada de sal; 1 pitada de canela; essência de baunilha a gosto; 4 a 6 fatias de pão branco; manteiga e óleo para fritar.
Modo de preparo: Coloque a farinha e os ovos em uma vasilha. Misture até ficar homogêneo. Adicione o leite, o açúcar, o sal, a canela e a baunilha até obter massa rala. Aqueça a frigideira, acrescente manteiga suficiente para fritar e um pouco de óleo. Passe o pão dos dois lados pela massa, mas não deixe encharcar. Retire o excesso e frite o pão por três minutos ou até que fique dourado e crocante. Corte as fatias ao meio, na diagonal, e sirva.
Rendimento: 2 porções.

Cannoli
(O Poderoso Chefão)
No clã dos Corleone, a família vem sempre em primeiro lugar. Mas a comida aparece logo atrás. Ao decidir ‘excluir’ Paulie da família, Sonny o leva para dar uma volta de carro pela vizinhança. Como companheira de passeio, uma caixa de cannolis (tubinhos de massa aromatizada com canela e recheados com creme de ricota). Impossível não render-se ao delicioso doce italiano como sugere um dos mafiosos no filme: “Largue sua arma e pegue os cannoli”.
Ingredientes: 275 g de farinha de trigo; 1 colher (chá) de fermento em pó; 1 colher (sopa) de açúcar cristal; 1 pitada de sal; 1/2 colher (chá) de canela; 25 g de manteiga gelada cortada e cubinhos; 1 ovo; 75 ml de vinho marsala (ou outro tipo); óleo para fritar; água ou clara de ovo para selar a massa; açúcar de confeiteiro para decorar.
Modo de preparo: Peneire juntos a farinha, o fermento, o açúcar, o sal e a canela. Adicione os pedacinhos de manteiga gelada com a ponta dos dedos, até ficar com a aparência de farelo de pão. Faça uma cavidade no centro da mistura e acrescente o ovo e o vinho. Com um garfo ou com as mãos, vá misturando de dentro para fora, de modo que os ingredientes líquidos umedeçam a parte seca. Amasse com as mãos por dez minutos, até que fique com textura suave e cremosa. Se a massa ainda estiver seca, acrescente mais vinho; se estiver grudenta, ponha mais farinha. Coloque-a de volta na tigela, cubra-a com filme plástico e deixe descansar por 30 minutos. Em seguida, abra-a com um rolo até que fique com cerca de 2 milímetros de espessura. Corte-a em retângulos e enrole-os, formando tubinhos de 2 centímetros de diâmetro. Sele-os com água ou clara de ovo. Frite os tubos. Depois de frios, recheie com creme de ricota amassada com açúcar de confeiteiro, raspas de chocolate, frutas cristalizadas e raspas de limão. Na hora de servir, polvilhe açúcar de confeiteiro por cima.
Rendimento: 30 unidades.

Torta de maçã
(American Pie - A Primeira Vez é Inesquecível)
O furo na massa de qualquer torta tem o propósito de deixar o vapor escapar, permitindo que se forme uma crosta crocante e dourad



Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados