Aprenda a conservar suas joias

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Miriam Gimenes


Toda mulher tem uma joia em seu acervo, seja uma correntinha de ouro que ganhou quando criança, o anel de noivado ou um brinco especial. E para aprender a lidar com essas peças ‘preciosas’ algumas dicas são essenciais e responsáveis por fazer com que elas se mantenham novas para sempre.

A coordenadora da Fit Pratas e Adorale Ana Pio explica que o ouro é o metal mais fácil de ser conservado devido à sua alta resistência aos agentes atmosféricos. “A prata vem em segundo lugar e necessita de conservação constante , dependendo das condições e da pessoa que usa”, acrescenta. Já as semi-joias banhadas ou folheadas a ouro ou prata devem receber cuidados redobrados.

Estes dois últimos itens jamais devem ser usados durante o banho diário, no mar ou piscina. Além disso, têm de ficar longe de produtos químicos como perfume, cosméticos e artigos de limpeza. “Não é aconselhável manuseá-los com flanela para que não percam seu banho ou folheação. O ideal é que essas peças sejam limpas periodicamente, lavando-as com água e sabão neutro, e secas com guardanapo de papel”, alerta Ana.

As peças de ouro e prata – que podem ficar escuras se o proprietário tiver elevado índice de ácido úrico – devem ser limpas com uma flanela especial, mais conhecida como flanela mágica. O ritual tem de ser feito periodicamente (o ideal é a cada 15 dias) ou cada vez que a joia for usada. Em qualquer peça, as receitas caseiras não são recomendadas.

 

PEDRAS

 

Como o próprio nome já diz, as pedras são extremamente preciosas e por isso pedem cuidado especial. O ideal é que a limpeza seja feita pelo menos uma vez por ano e por um profissional especializado. Nunca se deve usar produtos de limpeza porque eles as deixarão opacas. A turquesa e a ágata, por exemplo, não podem ser molhadas porque são porosas. Já a esmeralda é muito delicada e somente um profissional sabe manuseá-la sem riscos.

A maioria das pedras é limpa com água, álcool, amoníaco ou sabão neutro. “Vale lembrar que as pérolas são formadas a partir de um ser vivo (no caso, a ostra) e merecem cuidados especiais. Nunca as exponha ao calor excessivo ou umidade e as mantenha guardadas também separadamente das outras joias. Limpe-as com uma flanela a cada uso e leve para manutenção em um joalheiro a cada dois anos”, finaliza a especialista.

 


 




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados