O retorno das persianas

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Eduardo Chaves

Confeccionadas com tecidos diferenciados, persianas tecnológicas proporcionam conforto térmico e filtro à radiação solar. Foto: Divulgação

Os projetos de decoração sempre buscam no passado referências para inovar o ambiente. As persianas, que já foram hostilizadas e banidas da decoração para dar espaço a tecidos e formas mais fluidas, vivem agora um momento de harmonia, com cortinas feitas de PVC ou alumínio. 

Entra no projeto novo modelo que é a aposta do mercado: persianas tecnológicas. Confeccionadas com tecidos diferenciados que proporcionam conforto térmico e filtro à radiação solar – que pode danificar carpetes, pisos e desbotar estofados –, essas persianas também se tornam aliadas quando o assunto é preservação. E contam com importante vantagem em relação às cortinas tradicionais: possuem tratamento antiestático que inibe o acúmulo de poeira e facilita a limpeza.
 
 
Très chic
A São Paulo Fashion Week movimentou o prédio da Bienal do Ibirapuera no último mês. Mas e quando a moda sai da passarela e invade a decoração? O efeito de desejo é o mesmo? Apostando na influência e no poder consumidor de suas clientes, grifes famosas investiram na porcelana como arma contra a crise. O branco áureo com a logomarca estampada no dourado é a aposta da francesa Dior. O exagero e a marca célebre da Versace, a Medusa, surge em xícaras e pires. E a Cacharrel empresta flores e frutas para linha exclusiva de mesa de chá. Moda que sai do closet e invade as mesas?
 
 
Limpou geral
Investir em móveis de fibras naturais ou sintéticas é o novo hype da decoração. Os espaços para relaxamento – seja ao lado de piscinas ou em áreas verdes – é um convite para deixar o ambiente arrojado e, ao mesmo tempo, com toque natural. Esses móveis necessitam de cuidados especiais e precisam ficar em áreas cobertas. Já os sintéticos adaptam-se a diferentes temperaturas e podem contemplar áreas externas. Segundo o decorador de interiores Fabrício Bonfim, não é aconselhável usar álcool, acetona ou produtos com detergente ou tíner na composição para efetuar a limpeza. “Basta usar água e sabão neutro. Nada de misturar solventes ou palhas de aço. Para secar, use uma flanela macia.” As dicas servem para os móveis tanto de fibra natural quanto sintética.
 
 
 
Visita ao terapeuta
Nada melhor do que chegar em casa e relaxar. Se esse momento de prazer estiver aliado a um bom banho de banheira, o efeito pode ser ainda melhor. Pensando em unir conforto e qualidade de vida, a Heaven Spas criou o modelo Whirlpool Bath H-005. Com design arrojado e linhas modernas, a banheira chama atenção pela suavidade das laterais de vidro que conferem charme ao ambiente; pelo diferencial das formas anatômicas e por oferecer jatos de hidromassagem, sistema de borbulhas no assento, encosto para a cabeça e iluminação interna com cromoterapia. Reserve algumas horas para o banho.
 
 
 
 
COLUNA IN E OUT
“A construção é para sustentar; a arquitetura é para emocionar.” As palavras do arquiteto, urbanista e pintor francês Le Corbusier são levadas à risca pelas arquitetas e decoradoras Paula Leme Lima e Helen Granzote, do Estúdio Conceito, de Santo André. Especialistas em transformar simples ambientes em galerias de arte, as jovens aceitaramo desafio de contar quais são as tendências na decoração brasileira e, claro, o que estará de fora do mercado. Confira:
 
IN 
- Espaços ganham projetos de ambientes comuns e integrados; os móveis brincam com a mistura de estilos. Do contemporâneo ao clássico, passando pelo moderno, os ambientes dialogam muito bem com diferentes propostas na decoração.
- Tapetes surgem nos ambientes comuns com muita geometria, cores, patchwork e clássicos antigos.
 
OUT
- Vitrais que já ganharam espaço na decoração de banheiros e dormitórios são considerados antiquados e perdem espaço na decoração 2012.
- Os jogos de sofá de dois e três lugares não são recomendados para recepcionar amigos em casa.
 



Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados