Folia do Caribe

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Eliane de Souza

Foto: Miriam Gimenes
Construções de Curaçao são tão coloridas quanto as fantasias de Carnaval. Foto: Miriam Gimenes

Muita música, desfiles animados, carros coloridos, enredos temáticos e turistas se divertindo. Parece o Carnaval carioca. Mas não é. A Folia de Curaçao tem tudo isso e ainda apresenta como cenário o inigualável mar azul-piscina do Caribe, perfeita definição do paraíso no imaginário dos brasileiros.

A duração da festa faria qualquer folião verde-amarelo morrer de inveja. O agito começa em janeiro e termina só no fim de fevereiro, somando seis semanas de farra momesca embalada por uma programação especial repleta de apresentações musicais, festivais, concursos de beleza, festas e desfiles de rua. 
A comemoração nesta joia das Antilhas Holandesas sofreu várias influências de colonos europeus, imigrantes de países asiáticos, povos caribenhos e descendentes de escravos africanos, todos com suas próprias culturas e tradições. E essa mistura transformou-se em um dos eventos mais disputados do Caribe. 
O desfile dobra as esquinas estreitas entrando em Willemstad por meio de um corredor de sons pulsantes e muita dança. Assim como as escolas de samba do Rio e São Paulo, os grupos carnavalescos gastam pelo menos um ano nos preparativos dos desfiles, o que exige muita energia, esforço e dinheiro. 
A regra é a mesma para o Carnaval dos dois países. Primeiro, um tema é escolhido. Depois, há projetos para os figurinos, que são confeccionados por centenas de pessoas que trabalham por meses e em segredo: ninguém quer que as fantasias sejam reveladas antes do grande dia. Fazer parte da Folia custa caro. Gasta-se cerca de 250 euros (aproximadamente R$ 570) com uma fantasia, o que não impede que alguns curaçalenhos economizem o ano inteiro para participar. 
Praias de águas translúcidas não deixam dúvida: esse mar é do Caribe. Foto: Miriam Gimenes
No Carnaval de Curaçao, o samba dá lugar ao calypso e à tumba. Desfiles de máscaras tomam as ruas e os turistas ajudam a eleger o Rei Momo e a Rainha do Carnaval. Crianças e adolescentes ganham destaque especial com um desfile só para eles. E o mesmo ocorre desde 2005 com os foliões da terceira idade. 
Os turistas que querem acompanhar os festejos contam com locais especiais. O auge da festa é o Desfile de Despedida. Essa procissão, que acontece na última noite, ganha dimensão extra porque a maioria dos grupos lança mão de carros alegóricos decorados com luzes para encerrar a farra sem perder o brilho.
É também na última noite que o Momo é destruído. O boneco, no tamanho real do Rei Momo, é recheado de palha simbolizando infertilidade, pecados e azar. Sua imagem não é apenas queimada, é esfarrapada. A explosão e os fogos de artifício movimentam a ilha e encerram a comemoração do Carnaval de Curaçao.
 
AGENDA 2012
5/2
Desfile de Cavalos
 
9/2 
19h30 – Rainha Internacional do Carnaval
Local: WTC
 
12/2
15h – Desfile das Crianças
 
15/2
15h – Festa de Carnaval para Idosos
Local: Stadion Odulio Willems 
 
17/2
Desfile Infantojuvenil
 
18/2
Parada Banda Bou Carnival
 
19/2
Grande Parada de Carnaval – Gran Marcha
 
20/2
Parada de Despedida das Crianças
 
21/2
Grande Parada de Despedida do Carnaval e cerimônias de premiação 



Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados