Luz na passarela

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Eduardo Chaves

Foto: Tiago Silva
São Paulo Fashion Week abre maratona de desfiles nesta quinta-feira envolta em protestos, deserções e muitas novidades. Foto: Tiago Silva - Acervo DGABC

Ano de 1993. A Phytoervas Fashion acende a passarela de moda na capital paulista e ilumina as ideias de mentes criativas como Gloria Coelho, Alexandre Herchcovitch e Ronaldo Fraga. Embora não imaginassem, eles foram naquele momento os grandes criadores do que anos mais tarde seria a São Paulo Fashion Week. Ao lado, claro, do sempre inusitado Paulo Borges, figura que grifou seu nome na história da moda brasileira. Sem linhas e agulhas, Borges é o responsável por São Paulo ser hoje considerada uma das cinco capitais da moda no mundo ao lado de Milão, Paris, Nova York e Londres.

O histórico de sucesso do evento é longo e cruza a vida e a carreira de personalidades ‘batizadas’ pela SPFW, como Gisele Bündchen, Isabeli Fontana, Ana Claudia Michels e Alessandra Ambrósio. Com carreira e fama internacionais, todas elas trouxeram renome e prestígio à moda tupiniquim.

Pelas passarelas do maior evento de moda do País já desfilaram coleções de grifes como Colcci, Osklen, Cavalera, TNG, Triton, Virzi, Zapping e Animale, entre tantas outras. Muitos estilistas também brilharam, a exemplo de Ricardo Almeida, Reinaldo Lourenço, Alexandre Herchcovitch, Gloria Coelho, Victor Dzenk, Ronaldo Fraga, Amir Slama, Tufi Duek, Maria Fernanda Lucena, Neil Barret, Patrícia Vieira, Raia de Goeye, Lorenzo Merlino, Marcia Ganem e Carlos Miele. O sucesso do trabalho do brasileiro Francisco Costa foi ainda maior. Atualmente, ele assina toda a produção da Calvin Klein Collection. Ao seu lado, Mathilde Castello Branco, diretora criativa da Azzaro, também se destaca no mercado internacional.


NOVA ROUPAGEM


A 32ª edição da São Paulo Fashion Week, que começa nesta quinta-feira no tradicional espaço da Bienal do Parque do Ibirapuera, promete novidades. A marca masculina Reserva, uma das mais originais no catwalk, não estará no line-up desta edição. Em comunicado, Rony Meisler, diretor criativo da marca, esclareceu a ausência e deixou claro o tom de protesto da grife. “Resolvemos pular a edição da SPFW por acreditar que assim acrescentaremos valor ao sonho desta temporada”, explicou Rony no pronunciamento. “No inverno 2012, faremos uma sátira à falta de originalidade contemporânea. Entendemos que a sociedade consome não o que se deseja, mas principalmente o que se forma de opinião. Nesta coleção praticaremos e testaremos novos formatos de comunicação. E até aqui já temos nos divertido bastante só de imaginar como será. Sentiremos a falta de vocês ao nosso lado em nossa sala de desfile”, completou.

O estilista Ronaldo Fraga anunciou somente em dezembro que sua grife homônima não participará desta edição do calendário da moda. Segundo Ronaldo, em nota enviada à imprensa, a meta agora é focar a atenção em seu novo livro, Caderno de Roupas, Memórias e Croquis, que será lançado ainda no primeiro semestre deste ano.


NOVIDADES

Vale ouro -
Valdemar Iódice pede carona no trabalho de ponta do designer de joias Fabrizio Giannone e apresenta coleção feita a quatro mãos para o próximo inverno. A parceria poderá ser vista nas passarelas da Iódice em seu desfile na SPFW, que acontece na sexta-feira (dia 20), às 19h, na Bienal. As peças com forte influência bizantina trazem braceletes de serpentes e gargantilhas.

A coleção Fabrizio Giannone por Valdemar Iódice ainda traz peças fortes, que mesclam metais (ouro e cobre) e pedrarias (cristal, citrino, esmeralda, dolomita, ágata negra, quartzo fumê, quartzo rutilado, drusa metalizada, titânio e ouro). Ao todo serão 30 peças que a partir de abril estarão à venda nas lojas de ambos os designers.

Desfile perfurmado - O Boticário, um dos patrocinadores oficiais do evento, estará também nas passarelas. A marca dará toque especial no ar. A sala será aromatizada com a nova fragrância da grife, criada especialmente para a próxima estação e que ainda não foi revelada para a imprensa. O Boticário promete exalar frescor floral com fundo amadeirado. O desfile está marcado para segunda-feira (23 de janeiro).


PROGRAMAÇÃO


19 de janeiro (quinta-feira)
Animale - 17h
Tufi Duek - 19h
Cori - 20h15
Osklen - 21h30

20 de janeiro (sexta-feira)
Pedro Lourenço - 12h
R. Rosner - 15h30
Alexandre Herchcovitch (Feminino) - 17h30
Iódice - 19h
Triton - 20h30

21 de janeiro (sábado)
Reinaldo Lourenço - 12h45
Ellus - 15h30
Mario Queiroz - 17h30
Huis Clos - 19h
Samuel Cirnasck - 21h

22 de janeiro (domingo)
Cavalera - 12h
Jefferson Kullig - 16h
FH por Fause Haten - 17h30
Juliana Jabour - 19h
Colcci - 20h30

23 de janeiro (segunda-feira)
Gloria Coelho - 12h10
Maria Bonita - 15h30
UMA - Raquel Davidowicz  - 17h
João Pimenta - 18h30
Lino Villaventura - 20h

24 de janeiro (terça-feira)

Neon - 11h30
Fernanda Yamamoto - 15h30
Alexandre Herchcovitch (Masculino) - 17h
Amapô - 19h30
André Lima - 21h




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados