Fuja de atitudes que podem atrapalhar sua carreira

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Miriam Gimenes

Fonte: Sxc.hu
Especialistas dão dez dicas para ter sucesso profissional. Foto: Sxc

Em uma empresa é possível observar diversos tipos de personalidade. Há aqueles que têm meta profissional e só descansam quando ela é alcançada. Em alguns departamentos, é possível reconhecer os que gostam da zona de conforto e preferem não ser notados. Por incrível que pareça, há também os que, mesmo sem querer, se sabotam e não conseguem, de maneira alguma, a tão sonhada promoção.

Independentemente do biótipo profissional, algumas atitudes são universais e ajudam a engrenar a carreira. A equipe da Dia-a-Dia conversou com especialistas que listaram dez dicas para fugir de atitudes prejudiciais à vida profissional. Confira:

1. Falta de espírito de equipe – É preciso lembrar que ninguém faz nada sozinho e entender a importância de trabalhar bem com todos os níveis hierárquicos (chefes, pares e subordinados); ser transparente na comunicação; justo no reconhecimento do envolvimento de outros nos nas atividades e projetos executados; e estar sempre aberto a novas ideias e aprendizados.

2. Falta de proatividade e produtividade – Não basta fazer só o necessário. É preciso prometer menos e entregar mais, sem perder prazos. O caminho está em superar as expectativas na qualidade da entrega, demonstrando comprometimento.

3. Arrogância e falta de autoconhecimento – Um profissional deve entender seus pontos fortes e suas necessidades de desenvolvimento, evitando atitudes arrogantes. Precisa manter a abertura para escutar – incluindo feedbacks – e ter disposição para trabalhar no processo de desenvolvimento das competências e experiências.

4. Falta de identificação com a cultura da empresa - No momento de decidir por uma mudança de carreira, deve-se dedicar atenção às questões relacionadas a valores e cultura das empresas.  Muitas vezes, comete-se o erro de deixar esses aspectos de lado, focando pontos relacionados a título, carreira, pacote financeiro e benefícios. No entanto, a realidade não esconderá diferenças de valores que serão refletidas no desalinhamento de expectativas, levando à frustração.

5. Excesso de individualismo – Há excesso de profissionais com “agenda própria”, bem como demasiada apropriação indébita de ideias, especialmente daqueles que lutam por uma carreira meteórica. Na maioria das vezes, o trabalho do executivo hoje depende de outros. Conservar e incentivar um espírito colaborativo são pontos fundamentais.

6. Capacidade para negociar – Cada vez mais as estruturas organizacionais estão se tornando mais complexas, e o mesmo ocorre com as relações entre os profissionais. Isso demanda líderes capazes de encontrar o equilíbrio entre os interesses e as prioridades das partes envolvidas. 

7. Falta de ética – Aqui, não há meio termo. Ou se é ético, ou não. A ética no trabalho passa pelas relações entre as pessoas, por saber guardar segredos da empresa e de colegas, por não mentir.

8. Acomodação – Mesmo com a incrível velocidade com que as coisas mudam hoje em dia no mundo corporativo, há executivos que permanecem na chamada ‘zona de conforto’, não investindo em seu próprio desenvolvimento.

9. Falta de comprometimento – Uma empresa sempre espera que seus profissionais sejam comprometidos e tratem a empresa como se fosse deles. Mais do que envolvidos, eles devem estar comprometidos.

10. Ser o leva-e-traz – É muito ruim ser o leva-e-traz, aquele que é classificado como fofoqueiro. Profissionais assim têm carreiras curtas, uma vez que ninguém gosta de trabalhar com quem não transmite confiança.

Fonte: Foram consultados Ana Claudia Reis, que tem oito anos de experiência em executive search; Angelica Wiegand, executiva do mercado financeiro; Arthur Vasconcellos, que atuou como CEO da Câmara Americana de Comércio (Amcham) entre 2005 e 2007; e Magui Castro, especialista na busca de profissionais sêniores para as áreas de consumo massivo, varejo e saúde. Todos são sócios proprietários da CTPartners, multinacional de executive search focada em posições de alta direção.




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados