Qualidade à mesa

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Raquel de Medeiros

Foto: Divulgação
Além de opção contra o excesso nas festas, alimentos orgânicos proporcionam novas experiências gustativas. Foto: Divulgação

Parece um tanto absurdo, mas o Brasil – país privilegiado com milhares de hectares de terras férteis – é o que mais utiliza agrotóxicos no cultivo de alimentos, inclusive produtos químicos cujo uso já foi proibido nos Estados Unidos, China, Europa e nações africanas. “Aqui cada pessoa consome mais de cinco litros da substância por ano”, diz a chef Leila D., idealizadora do 2º Festival de Gastronomia Orgânica de São Paulo.

O alimento orgânico entra como contraponto. Seu cultivo teve início em 1920, na Índia. As pessoas queriam alimentos com mais qualidade e começaram a produzir legumes, frutas e outras iguarias à moda antiga e sem uso de produtos químicos. Algumas décadas depois, em 1986, surgiu na Itália o movimento da slow food, seguindo princípios parecidos de promover maior apreciação da comida local, produzida de maneira natural, com foco voltado à qualidade de vida e à preservação do meio ambiente.

Além de conferir qualidade à mesa, a culinária orgânica é aliada de quem pretende iniciar  uma dieta mais saudável – depois dos exageros à mesa nas festas de fim de ano – e com refeições mais saborosas. Pratos feitos com alimentos orgânicos ganham paladar diferenciado. “O tomate é mais doce e menos ácido, por exemplo. A rúcula é mais saborosa e picante”, explica Leila. Segundo a chef, dois meses comendo apenas produtos orgânicos são suficientes para que, ao voltar a consumir alimentos com agrotóxicos, o consumidor sinta diferença notável.

O grande empecilho ainda é o preço. No supermercado, os produtos chegam a custar o dobro – ou até o triplo – de frutas e legumes com química. A dica da chef é optar pelas feiras de alimentos orgânicos realizadas frequentemente no Parque da Água Branca e no Mercado Municipal de São Paulo, além de barracas específicas em feiras tradicionais. A recomendação para confirmar se o produto é realmente produzido sem substâncias tóxicas é olhar se ele possui algum selo de certificação.

 
Mousse de mamão papaya
(Chef Leila D.)

Rendimento: 2 porções
Ingredientes: 1 mamão papaya orgânico; 1/2 limão; 8 folhas de hortelã; melado orgânico.
Modo de preparo: Lave o mamão. Retire a casca e a semente e deixe a fruta no congelador por cerca de uma hora. Em seguida, pique o mamão e bata tudo no liquidificador. Coloque a massa numa taça de sobremesa. Acrescente um fio de melado por cima e decore com folha de hortelã.

 
Tabule de trigo germinado
(Chef Leila D.)


Rendimento: 1 porção
Ingredientes: 200 g de trigo orgânico em grãos inteiros; 1 pepino japonês; 1 cebola;
1 tomate orgânico; 3 galinhos de hortelã; sal do Himalaya, azeite e limão a gosto.
Modo de preparo: Deixe o trigo de molho por oito horas. Escorra e deixe descansar por mais 12 horas, coberto com um pano. Molhe de quatro em quatro horas, pois assim ele irá germinar. Pique todos os ingredientes e misture com o trigo. Tempere e sirva com a abobrinha recheada.
 
Abobrinha com queijo de castanha
(Chef Leila D.)


Rendimento: 1 porção
Ingredientes: 1 abobrinha; 150 g de castanha-do-pará; 1 colher (café) de orégano; 50 g de azeitonas picadas; 1 xícara de azeite orgânico; folhas de manjericão fresco picadas e sal do Himalaya a gosto.
Modo de preparo: Deixe a castanha de molho por cerca de dez horas. Depois, escorra a água e bata as sementes no liquidificador junto com todos os outros ingredientes, menos a abobrinha. Corte a abobrinha ao meio e retire o miolo. Deixe-a de molho na água com  limão durante uma hora. Em seguida, recheie a abobrinha com a mistura.

 
Carpaccio de abobrinha orgânica
(Chef Dayse Paparoto)


Rendimento: 1 porção
Ingredientes: 1 abobrinha orgânica fatiada fina e grelhada; 2 tomates débora (sem pele e sem sementes) picados; 1 colher (chá) de orégano; 1 dente de alho picado; 2 colheres (sopa) de aceto balsâmico; 5 colheres (sopa) de azeite extravirgem; 1 pitada de sal; 1 pitada de pimenta; 1 colher (sopa) de manjericão fresco picado; 1 colher (sopa) de tomilho fresco picado; 1 folha de alface crespa; 1 folha de alface roxa; 1 folha de alface americana; 5 folhas de rúcula e 1 folha de radiccio.
Modo de preparo: Fatie a abobrinha em sentido horizontal, tempere com sal e grelhe dos dois lados. Reserve. Misture o tomate com o alho picado, tomilho, manjericão, aceto balsâmico, sal, pimenta e o azeite extravirgem. Reserve também. Disponha as abobrinhas grelhadas em um prato, fazendo com que fiquem como um tapete. Monte a salada acima das abobrinhas, no centro do prato, e tempere com o molho.
 

Lasanha vegana de taioba nativa
(Chef Martha Tátini)


Ingredientes: 500 g de farinha de trigo integral orgânica; manjericão fresco batido com água para a massa; 50 g de alho-poró; 50 g de azeite extravirgem; 500 g de berinjela picada; 50 g de funghi seco; tempero indiano garam masala a gosto; 1 litro de leite de aveia; 1 maço de manjericão; 20 g de noz-moscada; 100 ml de óleo de girassol; 1 pimentão vermelho; 1 maço de salsinha e cebolinha; 500 g de muçarela de tofu; 2 quilos de tomate-pera ou cereja; 250 ml (um copo) de vinho tinto seco; 200 g de talos de berinjela. Castanha-do-pará e damascos são opcionais.

Preparo da massa: Coloque a farinha e a água batida com manjericão em um recipiente e mexa até que a massa fique firme, mas ainda grudando nas mãos. Polvilhe uma mesa bem limpa com farinha e abra a massa com rolo até ficar bem fina. Corte em lâminas do tamanho da fôrma e cozinhe em água fervente.

Preparo do molho bechamel de aveia e funghi: Leve a água e o funghi ao fogo e deixe-o reduzir pela metade. Acrescente o leite de aveia aos poucos, mexendo com auxílio de um fouet. Acrescente a noz-moscada, o garam masala e acerte o sal (melhor optar por flor de sal ou sal marinho).

Preparo da caponnata de berinjela: Doure o alho e o alho-poró no azeite. Coloque os pimentões, as cenouras e os talos de beterraba e deixe cozinhar um pouco. Depois, adicione as berinjelas cortadas em cubos. Coloque o vinho tinto. Após murchar, acrescente os dema



Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados