Horizonte azul

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Eduardo Chaves

Foto: Divulgação
“O revestimento dos sofás, poltronas e cadeiras precisa ser frio, como lonas e tecidos à base de algodão (náuticos)", destaca Mada Campos. Foto: Divulgação

Sol e chuva protagonizam os verões. E não há nada melhor que observar o brilho de um e a força do outro em uma casa ou apartamento à beira-mar. Para que o ambiente da residência de veraneio vá ao encontro do que pedem as férias, o projeto de decoração deve ter atenção especial. Seja na concepção do espaço, nos objetos ou nas cores, o importante é manter relação de conforto entre você e o lugar.

Para a arquiteta e urbanista Mada Campos, um dos pontos mais importantes na decoração da casa de praia é a escolha dos tecidos. “O revestimento dos sofás, poltronas e cadeiras precisa ser frio, como lonas e tecidos à base de algodão (náuticos). O couro fica de fora porque a sensação dele em contato direto com a pele, no caso de um sofá, não é muito agradável, já que esquenta e nos faz transpirar muito.”

Quanto às cores, a arquiteta recomenda verde para as áreas externas e a combinação de branco, azul e vermelho para as internas. A cartela dos tons de verde para as piscinas funciona como forma de ligar a residência à natureza.

Os apartamentos também ganham atenção especial. “Escolhemos as varandas como área utilizável do projeto. Churrasqueiras, cadeiras e mesas ganham espaço nessa composição do ambiente. Você não vai para a varanda só para espiar o tempo. O ideal é interagir com ele”, afirma a arquiteta. Confira a seguir alguns itens que não podem faltar na decoração da casa de praia:

 
* Cozinha – Mesa para refeições rápidas;
* Sala – Sofá para relaxar feito com fibras sintéticas e tecidos náuticos;   almofadas macias com estampas temáticas que enchem os olhos de   sossego, como chinelos, rolhas e guarda-sóis;
* Quarto – Ar-condicionado é item essencial, além de um lençol gostoso   de algodão com cores brancas;
* Varanda – Chaise grande e redonda feita de fibra sintética.
 

Foto: Divulgação
A ideia é usar fotos que, compartilhadas na rede social, ganham paredes em forma de azulejo. Foto: Divulgação

CLIQUES NA PAREDE
 
De olhar apurado, Mônica Maia já foi fotógrafa e editora da Agência Estado. Com time de profissionais, montou exposição reunindo imagens de fotógrafos que usaram o celular para captura e o aplicativo de iPhone Instagram para expressar suas artes. O resultado foi certeiro e Mônica criou o projeto Revelar #azulejos.

A ideia é usar fotos que, compartilhadas na rede social, ganham paredes em forma de azulejo.

Qualquer um pode participar enviando foto ou adquirindo imagens de artistas. “As pessoas querem montar banheiros, cozinhas e outros cômodos. O que mais tem acontecido é a demanda por organizar álbuns pessoais na parede. Essa ideia substitui os quadros.” Para comprar o produto, basta entrar no site www.revelarbrasil.com.br e acessar a área de impressões visualizando o canal #azulejos.
 
 
IN E OUT
 
Confira dicas dos arquitetos Marcos Contrera e Marcos Biarari para começar o ano com a casa cheia de projetos e ideias que prometem deixar os ambientes atualizados e com muito estilo.
 
IN
* Adesivos de parede deixam o ambiente lúdico e personalizado. A tendência não é quantidade, e sim tamanho. Grandes espaços precisam de grandes adesivos.
 
* As plantas são bem-vindas em todos os ambientes da casa. Atenção especial para a necessidade de luz de cada uma delas. Flores por todos os lados, em grandes vasos de vidro, são o hit da decoração no momento.
 
OUT

* Cortinas simples, de tecidos grosseiros e sem toque macio

* Sancas iluminadas ou luz indireta, que não foque em um objeto ou canto do ambiente, estão fora de moda.




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados