Rituais da virada funcionam?

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Miriam Gimenes

Foto: Sxc.hu
Apresente-se aquele que nunca arriscou uma simpatia para ter os desejos realizados no novo ano. Se elas dão certo ou não, o fato é que as crenças geram energias positivas. Foto: SXC.hu

Apresente-se aquele que nunca arriscou uma simpatia para ter os desejos realizados no novo ano. Pular sete ondas, guardar as sementes de uva, evitar comer aves que ciscam para trás... qualquer atitude vale para gerar bons agouros. Esses e outros rituais fazem parte de uma extensa lista de costumes praticados até mesmo por aqueles que não acreditam em nada do que estão fazendo. Afinal, não custa nada arriscar uma ‘fezinha’.

A especialista em comportamento humano Rosalake Leiros explica que essa tradição imposta aos brasileiros, não só na virada do ano como também durante os outros 11 meses, é resultado da mistura étnica. “A diversidade deixou marcas profundas em nossa identidade cultural.” Ou seja, tudo o que fazemos nesse sentido é resultado de ensinamentos de indígenas, africanos e europeus. Tudo, é claro, com o tal do jeitinho brasileiro.

Se elas dão certo ou não, o fato é que as crenças geram energias positivas. “Quando a pessoa se utiliza dos rituais para ajudar nas realizações e está disposta a tomar as ações necessárias para alcançar o seu desejo, tem então um conjunto razoável para obter bons resultados”, garante a especialista. O processo só passa a ser prejudicial se nada é feito para que os pedidos se realizem e a pessoa passe a ficar frustrada por isso. Afinal, de nada adianta traçar metas se você não segue o caminho que leva até elas.

Conheça, a seguir, alguns rituais e simpatias de virada de ano:

* Atrair mais dinheiro
Os romanos têm o costume de fazer esse ritual no primeiro dia de janeiro. Deve-se cumprimentar todos os presentes na festa de Réveillon com um aperto de mão forte. Com a mesma mão, segure uma moeda. Assim que sentir a pressão da mão da outra pessoa, mentalize sorte e prosperidade para ambos.

*Para afastar maus fluidos
Umbandistas recomendam que a pessoa que deseja espantar maus fluidos vá à beira do mar e, quando a água atingir a altura da canela, derrame pipoca pelo corpo. Deixe a água do mar levar a pipoca porque ela é um elemento do orixá Omolu, senhor da cura, saúde e vida.

*Encontrar um novo amor
Separe uma pedra de quartzo rosa e deixe-a dentro de um recipiente com água e sal grosso, de um dia para o outro. Retire, lave em água corrente e deixe sob o sol durante uma hora. Use o quartzo durante a virada e o mantenha sempre por perto durante o ano, perto da cabeceira da cama ou na carteira.

* Banho para limpar o corpo antes da virada

Misture três galhos de alecrim, três de arruda, uma colher (sopa) de camomila e uma colher (sopa) de sal grosso. Ferva a mistura em um litro de água e coloque o líquido para abafar. Assim que esfriar, jogue no corpo do pescoço para baixo.
 

NO MUNDO

*Comer arroz, na cultura japonesa, representa prosperidade, riqueza e fartura. Portanto, abuse dos grãos (de qualquer tipo) na ceia de Réveillon
* Os chineses comemoram o Ano-Novo durante seis semanas, entre janeiro e fevereiro. Para espantar os maus espíritos e atrair sorte, fazem uma bela faxina na casa. Eles também não poupam energia elétrica: no último dia do ano acendem todas as luzes para representar o calor humano, amizade e reconciliação.
* Jogar chumbo derretido no copo à meia-noite faz parte do ritual diferenciado dos austríacos. Quando esses pingos esfriam e formam figuras, elas são guardadas como amuletos que ajudarão a realizar os pedidos feitos na virada.
* Dinamarqueses sobem nas cadeira e, à meia-noite, pulam da cadeira para ‘entrarem’ no Ano-Novo. Em seguida, brindam com champagne. 
* Em Portugal, um panelaço (leia-se bater panelas) é feito pelas janelas. É a forma de festejarem o novo período.
* O mais inusitado vai para a Escócia: homens e mulheres desconhecidos beijam-se na boca com a chegada do novo ano. Acredita-se que dá sorte.




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados