Natal do Peru

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Eliane de Souza

Foto: Divulgação
Apesar de antigo, o  tradicionalíssimo peru ainda é o prato mais aguardado ceia. Foto: Divulgação

O peru, que virou clássico do Natal, já fazia sucesso bem antes de ser introduzido nas mesas de festas cristãs. A ave robusta era criada no México pelos astecas, que a consumiam cozida, acompanhada de cebola, alho-poró e molho à base de pimenta vermelha.

Em 1518, com o início do contato entre índios e espanhóis no processo de colonização do México, Hernán Cortés tomou conhecimento dos fins comestíveis do peru no mercado de Tenochtitlán, capital asteca, e levou alguns exemplares para a Europa.

Só em meados do século 16 é que a Europa descobriu o peru, chamado de galinha da Índia, pois muita gente ainda confundia a América com as Índias Ocidentais. A Inglaterra tomou conhecimento da ave em 1525. E em pouco tempo o peru ganhou status de prato principal da ceia entre alguns países europeus, substituindo o cisne como prato de Natal.

A introdução da ave na Europa e nas Américas para celebrar o nascimento de Cristo transformou o ritual do jantar de Natal em ceia, expressão simbólica da fraternidade entre familiares. O peru de Natal reina soberano em mesas que ainda incluem pratos como salpicão, saladas, arroz à grega, pernil de porco, farofa, frutas secas, panetone, castanhas, nozes e bolos.


Peru real
(A Bela Sintra - Chef Ana Paula Gulin)


Ingredientes: 1 peru de 12 kg; 6 cebolas; 6 cenouras; 2 dentes de alho; 1 alho-poró; 3 litros de vinho branco de boa qualidade; 1 ramo de salsinha; 1/3 de xícara (chá) de sal grosso; 200 ml de azeite.

Modo de preparo: Lave e pique os legumes em cubos médios. Misture todos os ingredientes e deixe o peru marinando por 12 horas em geladeira. No dia seguinte, asse-o nessa marinada em forno médio, coberto com papel alumínio. Regue-o constantemente para não secar. Quando estiver assado por completo, retire o papel-alumínio, acrescente as batatinhas pré-cozidas al dente e deixe dourar junto.

Batatinhas douradas: 700 g de batatas bolinha; água (o quanto baste); sal.

Modo de preparo: Lave muito bem as cascas das batatinhas e coloque para cozinhar em água abundante com sal até que fiquem al dente. Coloque junto na assadeira do peru, para dourar.

Cebolinhas glaceadas: 15 minicebolas descascadas; 50 g de açúcar; 40 g de manteiga sem sal. Modo de preparo: Em uma panela de fundo grosso, em fogo baixo, cozinhe as cebolas na manteiga com o açúcar até que fiquem brilhantes e macias.

Castanhas portuguesas: 300 g de casta-nhas portuguesas pré-cozidas; 50 g de açúcar; 40 g de manteiga sem sal. Modo de preparo: Em uma panela de fundo grosso, em fogo baixo, misture os ingredientes até que as castanhas fiquem carameladas.

Farofa: 500 g de farinha de mandioca crua; 150 ml de azeite; 400 g de cebola; 200 g de uva-passa preta; 200 g de uva-passa branca; salsinha picada; sal e co-lorau a gosto. Modo de preparo: Aqueça um pouco do azeite e doure a cebola. Acrescente a farinha de mandioca e misture bem. Ao final, acrescente sal, uvas-passas, dê cor com o colorau e salpique salsinha no momento de ir à mesa. Ao final, acrescente 350 g de tâmaras secas.
 

Foto: Divulgação
O peru de Natal reina soberano em mesas que ainda incluem pratos como salpicão, saladas e arroz à grega. Foto: Divulgação

Peru ao molho de cerveja de Noel
(Brie Resto - Chef Eliane Carvalho)


Rendimento: 6 porções

Ingredientes: 1 peru inteiro; sal; pimenta; 3 dentes de alho; 1/2 cebola ralada; suco de 1 limão; cardamomo e 200 g de manteiga.

Molho: Aparas do peru; 1 colher (sopa) de farinha de trigo; 1/2 cebola picada; 1/2 xícara (chá) de alho-poró picado; 1 folha de loro; alecrim; 1 garrafa de cerveja puro malte; 1 xícara (chá) de cereja; 300 g de minicebolas; 300 g de minicenouras; 300 g de miniabobrinhas; sal e açúcar.

Modo de preparo: Um dia antes, separe as coxas/sobrecoxas, os dois peitos e o restante (carcaça) corte em pedaços menores. Tempere com sal, pimenta, cebola ralada, alho moído, suco de limão e 4 sementes de cardamomo amassadas. Coloque tudo em uma vasi-lha, envolva com filme plástico e reserve na geladeira. No dia seguinte, prepare a manteiga clarificada: derreta a manteiga em fogo baixo, cozinhe por uns cinco minutos, fora do fogo. Com escumadeira, retire toda a espuma ou, se preferir, passe em uma peneira com gaze. Reserve. Separe a carcaça e, com uma seringa, injete 1/3 da manteiga nos dois peitos, nas coxas e sobrecoxas. Em uma panela, aqueça 1/3 da manteiga e doure cuidadosamente. Coloque os pedaços em grade sobre a assadeira, cubra com papel alumínio e asse no forno pré-aquecido a 180ºC por 35 minutos. Retire do forno e reserve. Na mesma panela onde dourou os pedaços de peru, doure as aparas, adicione a farinha de trigo, a cebola, o alho-poró, cozinhe por 2 minutos, acrescente a folha de loro, um raminho de alecrim, 2 copos de água e cozinhe até reduzir o caldo pela metade. Passe esse caldo em uma peneira fina e reserve. Em outra panela, coloque a metade da manteiga restante e refogue as cerejas por alguns minutos, adicione a cerveja, cozinhe por 15 minutos e reserve. Cozinhe os minilegumes, doure no restante da manteiga com uma pitadinha de sal e açúcar. Reserve. Antes de servir, junte numa panela os pedaços de peru, o caldo, a cerveja com as cerejas, cozinhe por 20 minutos, acerte o tempero, acrescente os minilegumes e sirva acompanhado de arroz jasmine com amêndoas.




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados