Adestre seu cão desde cedo

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Da Redação

Nunca é tarde para iniciar o adestramento do seu cão. Se ele não respeita, puxa roupas do varal, rói os cantos dos móveis e faz as necessidades fisiológicas em locais inapropriados, sempre é tempo de contratar um profissional para dar um jeito nessas manias. E o que é mais importante: o dono também tem de estar disposto a se treinar, para que aquela ideia de que o animal só obedece ao adestrador não se torne uma realidade.

É o que recomenda o adestrador Evandro Batista. O profissional, que vai à casa do cliente e também atende dentro da Clínica Veterinária Dr. Hato, em Santo André, diz que o treinamento tem de ser feito, no mínimo, duas vezes por semana durante 30 minutos. “O tempo médio para o cão adquirir obediência é de quatro meses.” Há alguns, no entanto, que ele adestra há anos para manutenção e também para fazer o animal se exercitar.

O seu método de treinamento é mais voltado ao proprietário. Por isso, é importante o dono estar sempre presente, para acompanhar os comandos e impor respeito. Entre as raças mais difíceis de domar, segundo o especialista, estão o akita, o husky siberiano e o bull terrier. Já os mais fáceis são o golden retriever, labrador, pastor alemão e border collie.

O maior erro, segundo Evandro, é o proprietário tentar humanizar o cachorro. “Você pode amar seu cão como um filho, mas não tratá-lo como tal. Isso traz sérios problemas de comportamento”, alerta.

Por isso, quanto antes iniciar o tratamento, melhor. Há a categoria chamada Puppy Class, cujo adestramento é feito com cães a partir de 65 dias de vida. A única recomendação é que o animal já tenha sido vacinado, nos casos de ter de sair de casa.  Oito aulas de adestramento por mês custam R$ 280 na clínica e R$ 450 em casa.
 




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados