Quando o alimento vira veneno

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Da Redação

Quem é que não se sente melhor depois de devorar uma barra de chocolate? Nos animais, no entanto, a reação pode ser inversa. “Nem todos os alimentos que são benéficos ao seres humanos podem ser oferecidos aos bichos, por conterem substâncias tóxicas a eles”, explica a médica veterinária Natália Medeiros.

A substância é a teobromina, encontrada no cacau. Animais como cães, gatos, papagaios e hamsters têm dificuldade de metabolizá-la, fazendo com que haja estímulo cardíaco e do sistema nervoso. A ingestão do alimento pode causar vômito e diarreia.

Mas não só o chocolate é prejudicial para os pets. A cebola tem componente tóxico que leva à anemia, principalmente em gatos, assim como o alho. As sementes de maçã podem liberar cianeto, causando intoxicação. Uva e uva-passa também prejudicam o sistema renal dos animais.

Tubérculos como batata, cará, mandioca e mandioquinha crus podem debilitar o sistema nervoso dos pets por conterem uma substância chamada solamina. A macadâmia também não é indicada, já que pode causar paralisia muscular se consumida em grande quantidade.

Portanto, fique atento aos sintomas do seu bichinho de estimação. “Vômito e diarreia são as principais manifestações. Além de sinais como apatia, tremores e salivação intensa”, explica Natália.




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados