Paris de cinema

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Heloisa Cestari

Foto: Divulgação
O Fabuloso Destino de Amélie Poulain (2001) foi ambientado no bairro de Montmartre, em Paris

Luzes, câmera e... romance. Poucos lugares do mundo têm tanta vocação para a sétima arte quanto a capital francesa, Paris. Quem não se lembra do misterioso assassinato no Museu do Louvre que dá largada à maratona do professor de simbologia Robert Lagdon em O Código Da Vinci; da busca de Amélie Poulain pelo dono da caixa de metal que encontrou no banheiro de seu apartamento em Montmartre; do saboroso lado parisiense retratado na animação Ratatouille e no filme biográfico Julie e Julia; ou ainda da bela primeira-dama Carla Bruni na comédia romântica de Woody Allen Meia-noite em Paris? Confira a seguir alguns pontos da Capital Luz eternizados nas telas de cinema.

Montmartre
Esse charmoso bairro parisiense ganha um toque ainda mais fantástico em O Fabuloso Destino de Amélie Poulain (2001), que ainda conta com fotografia e trilha sonora inesquecíveis. O Café Des Deux Moulins, na Rue Lepic, onde a protagonista interpretada por Audrey Tautou trabalha, virou ponto turístico depois do filme. Para os cinéfilos, duas boas sugestões são o crème brûlée, batizado de Amélie, e o coquetel mauresque, pedido no filme por um dos fregueses do café. Nino Quincampoix, o rapaz por quem Amélie se apaixona, por sua vez, trabalha em um sex shop de Pigalle, região famosa por seus cabarés, como o Moulin Rouge, que também dá nome ao musical estrelado por Nicole Kidman.

Les Catacombes
Na comédia romântica 2 Dias em Paris (2007), dirigida e estrelada por Julie Delpy, a parisiense Marion leva o norte-americano Jack (Adam Goldberg) para conhecer diversos pontos turísticos de sua terra natal. Entre eles, o seu lugar preferido: as catacumbas. Mas elas estão fechadas bem naquele dia. Por isso, vale checar os horários antes de visitar. Embora pareça uma opção meio mórbida de passeio, o local é interessante. Só não esqueça de levar um casaco, pois faz 14 graus lá embaixo, a visita dura 45 minutos e você terá de encarar 130 degraus para descer e outros 83 para retornar à Avenue du Colonel Henri Rol-Tanguy. Depois, Jack resolve visitar o túmulo de Jim Morrison no cemitério Père Lachaise, na Rue du Repôs, em meio a dezenas de fãs do The Doors. O local também é lembrado em um dos curtas do filme Paris, Eu Te Amo, em que um casal visita o jazigo de Oscar Wilde e volta a se apaixonar com a ajuda do espírito do escritor.

Personagens Langdon e Sophie em frente ao Museu do Louvre no filme O Código Da Vinci. Foto: Divulgação. 

Museu do Louvre
Em meio às obras de arte do Louvre, um misterioso assassinato leva o professor de simbologia Robert Langdon (Tom Hanks) a dar início a uma corrida contra o tempo para decifrar códigos medievais, segredos polêmicos sobre a vida de Jesus Cristo e interpretar pinturas renascentistas que poderão revelar a identidade do assassino no filme O Código Da Vinci, adaptado do best-seller de Dan Brown. A história foi bastante criticada pelo Vaticano por expor alguns dogmas da igreja e atraiu uma multidão de curiosos não só ao museu, para ver a Monalisa e a pirâmide invertida, como à Igreja de Saint Sulpice, onde o antagonista Silas (Paul Bettany) quebra parte do piso para recuperar uma caixa de metal antiga que estaria enterrada ali. Há visitas guiadas pela igreja todos os domingos, às 15h, pois muitos turistas têm vontade de conferir a imaginária Linha Rosa, que corta a cidade de Norte a Sul. 

Pâtisserie Angelina

Serve o mais famoso chocolate quente de Paris, batizado de Chocolat l’Africain, e a sobremesa Mont Blanc, feita de merengue e creme de castanhas. Fica na Rue de Rivoli, 226. Um dos personagens de Amores Parisienses (1997) passa por lá depois de encontrar-se com a amante no luxuoso Hôtel Le Meurice – o mesmo que hospeda o casal André e Angela, após um romântico jantar regado a vinho, no filme Angel-A (2005), dirigido por Luc Besson. Da janela do quarto, eles contemplam a iluminação da Torre Eiffel, que faz ela parecer uma taça de champanhe nas horas cheias.

Le Cordon Bleu

É nessa renomada escola que Julia Child - interpretada por Meryl Streep no longa Julie e Julia (2009) tem aulas de culinária. O campus de Paris é o mais renomado do instituto, que oferece cursos com tema e duração variados. 

Livraria Shakespeare & Company

Acolhe escritores do quilate de Ezra Pound, Hemingway, Fitzgerald e Gertrude Stein desde 1919. É lá que Olivia (Glenn Glose) lança seu livro de poesias no filme À Francesa (2003) e Jessé (Ethan Hawke) repete o feito no romance Antes do Pôr do Sol (2004). Fica no número 37 da Rue de la Bûcherie. 

Gil (Owen Wilson) perambula às margens do Rio Sena no longa de Woody Allen Meia-Noite em Paris. Foto: Divulgação.

Rio Sena
Suas margens são tão arrebatadoras que inspiraram até o cartaz internacional da mais recente obra-prima de Woody Allen, Meia-Noite em Paris (2011). Em uma das cenas, o protagonista Gil (Owen Wilson) caminha sem rumo pela beira do rio, que na vida real serve de cenário para românticos cruzeiros fluviais. E o filme contempla vários outros cartões-postais parisienses, como a Rua Montagne St. Genevieve, a Ponte Alexandre III e o Museu Rodin, onde a primeira-dama Carla Bruni faz uma ponta como guia.

Ópera de Paris – Palais Garnier
Quando não há ensaios, dá para visitar o edifício de graça, mas o ideal é comprar ingresso para alguma apresentação, pois o bilhete garante não só acesso ao Palais Garnier como desconto, no pr



Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados