Trabalho caseiro

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Miriam Gimenes

Foto: Divulgação
Transforme suas ideias em projetos concretos. Adicione as dicas da Dia-a-Dia Revista desta edição e surpreenda-se! Foto: Divulgação

Não enfrentar mais o trânsito, estipular os próprios horários e trabalhar em ambiente tranquilo e aconchegante. Esse é o sonho de qualquer profissional. Mas como conseguir isso em uma empresa? A resposta é simples: transfira o escritório para a sua casa. O livro As 100 Dicas do Home Office, dos curitibanos Marina e André Brik, ensina a montá-lo de forma que atenda tanto às necessidades profissionais quanto às pessoais. Eles fizeram o mesmo há quase dez anos e não se arrependeram. A obra ajuda na decoração e também ensina a solucionar os problemas que surgirão no cotidiano. “Sanamos dúvidas como interrupção da família durante o expediente, horários, a designação de espaços e procrastinação”, adianta Marina.

Qualquer pessoa pode montar um escritório em casa, basta deixá-lo isolado dos outros cômodos. A dica para quem dispõe de espaços pequenos é aproveitar o que tem. “Existem home offices que ficam ‘escondidos’ em armários da sala, por exemplo, e que quando não estão sendo utilizados, ficam fechados. Mas vale lembrar que é importante investir em mobiliário adequado para o trabalho, pois se você passa longas horas do dia no home office, isso pode acarretar lesões no futuro se improvisar com os móveis”, recomenda André.

Os itens principais são mesa, cadeira e um telefone. Mas, com o passar do tempo e a disponibilidade de espaço, dá para torná-lo mais aconchegante. É só colocar divisórias e montar sala de reuniões, além de copa e banheiro. 


DICAS
Às vezes, a sacada pode ser fechada e transformar-se em escritório. O mesmo pode ser feito em hall de entrada e no quarto da ‘bagunça’.
A questão do isolamento profissional  pode ser resolvida com encontros frequentes com ex-colegas de trabalho ou amigos da mesma área para colocar o papo em dia, além da participação em cursos da área e trabalho esporádico em escritórios de coworking (onde os autônomos se encontram).


Reciclagem diferenciada

É difícil imaginar que a junção de diversos picotes de revista pode resultar em alguma coisa. Mas o artista plástico Anderson Thives prova que é possível. E começou a mostrar isso ainda na faculdade, quando recebeu o desafio de criar algo que nunca tivesse sido feito em arte. Como adorava colagem e a diva Marilyn Monroe, juntou o útil ao agradável. “Uni os dois em um só trabalho e, de uma brincadeira, nasceu uma profissão”, lembra. Seus trabalhos são inspirados na chamada Pop Art (movimento artístico do final da década de 1950 no Reino Unido e Estados Unidos) e o processo divide-se em três partes: Anderson pesquisa cores em revistas, recorta e forma a imagem, sem risco de desenho por baixo. No hall de clientes? Madonna, Eike Batista, Lilia Cabral, Lucinha Lins, Hebe Camargo, Ivete Sangalo, entre outros. Sua galeria fica no Arpoador, no Rio de Janeiro, mas ele vende arte em todo País e Exterior. Aos interessados, uma peça custa, no mínimo, R$ 5.000.


A arquiteta Patrícia Duarte tem dez anos de experiência na área e, além de contribuir para criar espaços, também desenha e fabrica móveis. Veja suas dicas de decoração e atualize a casa.
   
IN
Prefira as persianas ao invés da cortina.
Invista no silestone. Além de deixar o acabamento mais bonito, tem cores diferenciadas.
Use papel de parede texturizado. Há uma gama enorme de opções, algumas imitando seda, camurça e pedras.
Automatizar os ambientes é um deleite para quem gosta de conforto. Pode-se, por exemplo, programar para que a sala de televisão vire um cinema ao toque de um botão.

OUT
Esqueça o gesso clássico, cheio de voltinhas. Invista em linhas retas e no clean.
O uso de tabeira (espécie de moldura em piso ou parede) caiu em desuso.
Cada vez mais os pisos e revestimentos de cerâmica têm dado lugar para o porcelanato, que deixa o acabamento mais uniforme e bonito.
Troque o rodapé de madeira simples e estreito por um alto (com pelo menos 30 cm de altura) e branco. Logo verá a diferença.




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados