Herói brasileiro

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Gilmara Santos


Campeão dos pesos médios do UFC desde 2006, Anderson Silva acumula em seu currículo 32 lutas e 28 vitórias, sendo 16 por nocaute. Mas o lutador de MMA (Mixed Martial Arts), que hoje é uma das pessoas mais populares no mundo, tem o maior de seus desafios ainda para vencer: ajudar a mudar a referência de herói dos jovens brasileiros. O primeiro passo já foi dado. The Spider (O Aranha), como é chamado, vai abrir uma academia de MMA dentro do Corinthians, que terá parte do local dedicada ao treinamento de crianças carentes.

 

“O esporte acaba induzindo a garotada a ter uma vida mais saudável, mais correta e mais disciplinada”, diz o lutador, e emenda: “Quantas crianças não se espelharam no Ronaldo (Nazário, ex-jogador de futebol)?” Quando questionado sobre quantos meninos veem nele um exemplo, responde com modéstia: “Além dos três que tenho em casa, espero que haja  muitos outros. Sinto-me feliz ao entrar em um restaurante e uma criança de 10 anos me reconhecer, dizer que assiste a todas as minhas lutas e que eu sou o herói dela. A gente consegue, através do esporte, mudar isso (tirar os jovens das drogas, bebidas e do tráfico).” 

 

O lutador, que não bebe nem fuma, defende o investimento em esporte para garantir que a molecada tenha um futuro melhor. Outro objetivo é fazer com que o UFC crie base no País para ter constância de eventos e, com isso, aumentar o número de adeptos. Ele comenta que o Brasil é o maior exportador de atletas do mundo, de diversas modalidades, e enfatiza que temos de aproveitar para levar bem o nome da Nação para fora.

 

O DESCONHECIDO MMA



O MMA ainda é um esporte pouco conhecido pela maioria dos brasileiros. Pesquisa da Deloitte mostra que apenas 3% dos entrevistados têm a arte marcial como esporte praticado ou favorito. embora 51% das pessoas gostem da modalidade. No entanto, o percentual dos que não gostam também é alto: 41%.  Mas aos poucos essa estatística está sendo mudada e a atuação de Anderson Silva tem papel fundamental nesse contexto. Com a sua exposição na mídia, a arte marcial aparece na mesma pesquisa como o segundo esporte que terá maior crescimento no País nos próximos anos, atrás apenas do rúgbi.

 

Essa expansão no número de adeptos está ligada à mudança do esporte e dos atletas. Antes, o MMA tinha a conotação de luta livre, onde tudo era possível. Para muitos, inclusive, quanto mais sangue dentro do octógono, melhor. Mas o esporte evoluiu. O vale-tudo deu lugar à técnica, e o espetáculo – que obviamente ainda é agressivo – está muito mais tático e menos marginalizado. O próprio Anderson Silva mudou muito. O sujeito marrento, que entrava no octógono de cara fechada, esnobava os adversários dentro do ringue e era arredio com a imprensa, deu lugar ao verdadeiro Anderson, uma pessoa mais solta, calma e descontraída. Essa mudança na imagem tem grande influência da 9ine, empresa do ex-jogador Ronaldo. “Tudo o que a 9ine está fazendo para mudar não só a minha imagem como também a do esporte está sendo visto de forma bacana.“

 

O lutador vive uma verdadeira maratona fora do octógono. O assédio da imprensa e dos fãs é o mesmo dos principais atores brasileiros. Aliás, tornar-se estrela de televisão pode ser o próximo desafio do atleta, pelo menos no que depender do autor da novela global Fina Estampa, Aguinaldo Silva, que já declarou interesse em ter Anderson na telinha. Por enquanto, a proposta está apenas no campo das intenções. Jogo de cintura ele já mostrou que tem. Desde que ganhou a luta no Rio de Janeiro no fim de agosto, o esportista divide os seus dias com entrevistas, autógrafos e fotos. E nem essa marcação cerrada tira o campeão do sério, que atende a todos os fãs, mesmo quando está atrasado para outros compromissos.

 

Nesse momento, entram em cena seus assessores, que atuam para driblar os pedidos e garantir que o atleta cumpra o horário nas participações em programas de TV e entrevistas. E não são poucas aparições. No dia em que concedeu entrevista à equipe da Dia-a-Dia, por exemplo, ele já havia gravado um programa matutino de televisão e feito conference call com a UFC. Na mesma tarde, atendeu à reportagem enquanto se deslocava para outra emissora. Ao fim da gravação, pegou uma maçã no camarim e saiu comendo. Naquela noite, ainda tinha mais uma participação em programa de outro canal e depois em uma festa, que o empresário Marcus Buaiz (sócio de Ronaldo na 9ine e marido da cantora Wanessa Camargo) fez em sua homenagem. Isso sem contar os inúmeros pedidos de entrevistas que o atleta não consegue atender. Naquela tarde, foram dezenas de ligações para os celulares das assessoras.

 

Vida de personalidade não é fácil. A tietagem tem sido tão grande que o lutador chega a colocar peruca quando entra no carro. O uso do acessório evita tumulto na saída do veículo e é motivo de gozação do próprio atleta que, depois de colocar a peruca, foi mostrar ao amigo Ronaldo. Ambos caíram na gargalhada. Ao entrar nos lugares, o atleta é sempre ovacionado, mas, por incrível que pareça, não se deslumbra. “É o meu trabalho”, diz com serenidade.

 

IMAGEM VALIOSA

 



Ter a imagem da empresa vinculada a um esportista como Anderson Silva também virou  desejo de muitas empresas. Além de ser um grande campeão, o atleta não bebe, não fuma, não se mete em escândalos e é considerado um pai de família responsável (com cinco filhos). Enfim, o garoto-propaganda perfeito. Diante disso, até mesmo um site de traições teria mostrado interesse em estampar sua logomarca no calção do atleta durante as competições. Para isso, pagaria R$ 1 milhão, mais bonificação de R$ 50 mil por luta. Montante que não seria nada mau, especialmente para um contrato de cinco anos, como deseja a companhia. Mas Aranha garante que não recebeu a proposta e, mesmo que seja contatado, não aceitará, pois o produto não condiz com sua imagem. 

De qualquer forma, as ofertas não acabam por aí. Uma famosa rede de fast food conseguiu pegar carona na fama do campeão. A empresa ap



Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados