Sob as bênçãos de Maria

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Heloísa Cestari

 

 

França, Portugal, Bósnia-Herzegóvina, México. Aparentemente, esses países não têm muito em comum não fosse o privilégio de abrigarem cidades que tiveram suas rotinas transformadas por relatos de aparições da Virgem Maria. Em todos eles, Nossa Senhora apresentava-se como uma imagem radiosa e de indescritível beleza, interessada em incitar o povo à prece e, vez ou outra, revelar segredos mantidos a sete chaves. Confira a seguir as histórias de fé dos principais santuários espalhados pelo mundo.

  Lourdes (França)

 



Onze de fevereiro de 1858. A jovem Bernardette Soubirous, então com 14 anos, avista uma luminosa senhora de branco dentro de uma gruta no povoado de Lourdes, na França. Era a primeira das 18 aparições que prosseguiriam até julho do mesmo ano e que mudariam o destino não só da vila como da própria garota, posteriormente canonizada pelo papa Pio X. A imagem solicitou que construíssem uma capela no local e garantiu que Bernardette seria muito feliz, no outro mundo. Na nona aparição, mandou a jovem escavar a terra dentro da gruta. No meio da lama, começou a jorrar um jato de águas puras, que até hoje atraem milhares de pessoas em busca de curas milagrosas. Hoje, Lourdes ostenta o título de centro espiritual mais visitado da França. Atrai 6 milhões de pessoas por ano. A basílica subterrânea comporta 30 mil fiéis. Mas os pontos mais procurados são a Gruta das Aparições, o moinho, o calabouço e a igreja paroquial.

  Guadalupe (México)


Um dos relatos mais antigos da aparição de Nossa Senhora remete ao México. Trata-se da Virgem de Guadalupe, vista pelo índio Juan Diego, no morro do Tepeyac, em 9 de dezembro de 1531, e considerada até hoje como o maior símbolo da fé católica em território mexicano. Reza a história que a imagem teria pedido ao indígena que relatasse o acontecido ao bispo da Cidade do México e que fosse erguido um templo em seu nome no local. Diante da exigência de provas por parte do pároco, Maria fez crescer flores no morro semidesértico e sugeriu que Juan as entregasse ao bispo. Poucos dias depois, o visionário as colocou em uma manta e as levou ao religioso, que caiu de joelhos quando retirou todas as flores do saco improvisado com as próprias roupas do índio: no pano rústico, lá estava impressa a imagem da Virgem Maria. A basílica atual guarda a tela com o manto original e recebe 20 milhões de devotos por ano.

  Fátima (Portugal)

 



Neste mês, uma multidão de devotos deverá lotar o santuário de Fátima para celebrar a data da última aparição da Virgem em solo português. Foi ali que Maria deu o ar da graça pela primeira vez, em 13 de maio de 1917, a Lúcia de Jesus dos Santos, então com 10 anos, e a seus primos mais novos, que faleceram de pneumonia poucos anos depois. Contam os relatos que uma figura brilhante pediu às crianças que rezassem e convidou-as a retornar à Cova de Iria nos cinco meses seguintes, sempre no dia 13. Na última aparição, em outubro, 70 mil pessoas presenciaram o fenômeno que ficou conhecido como o ‘milagre do sol’: o astro girou sobre si, como uma roda de fogo, mudou de cores e pareceu lançar-se sobre a Terra antes de voltar à posição original. Em meio à multidão, somente Lúcia ouviu os três segredos de Fátima, que anunciavam o fim da Primeira Guerra, o curso da Segunda e um suposto atentado contra a vida de um papa, revelado recentemente como sendo o tiro que atingiu João Paulo II em 13 de maio de 1981.

  Medjugorje (Bósnia)

 



Embora ainda não tenha sido reconhecida pela Igreja Católica, a aparição mais recente, e também mais longa, é a de Nossa Senhora de Medjugorje, na Bósnia-Herzegóvina, antiga Iugoslávia. A primeira aparição foi em 24 de junho de 1981. Crianças viram uma moça bonita, com um bebê nos braços, na área da colina Crnica, por volta das 18h.

  A partir de então, Nossa Senhora passou a aparecer diariamente para seis crianças. Três delas – já adultas – garantem ouvir as mensagens de paz até hoje, sempre no dia 25 de cada mês. Mas, assim como os demais, deverão perder o contato assim que a entidade lhes revelar o décimo segredo sobre acontecimentos que sobrevirão à humanidade. Por escolha dos videntes, cada profecia será divulgada pelo padre Petar três dias antes de ocorrer. Enquanto isso não acontece, a vila assiste a fenômenos que operam milagres na fé de seus visitantes – como a visão da palavra mir (paz) no céu, registrada em vídeo – e coleciona centenas de relatos de curas inexplicáveis.

  Nossa Senhora Aparecida (Brasil)

 



No Brasil, o maior santuário mariano do mundo dedicado a Nossa Senhora da Conceição – conhecida aqui como Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do País – deverá atrair cerca de 200 mil fiéis à cidade paulista de Aparecida no dia 12, por conta do feriado nacional em homenagem à santa. Entre as atrações musicais, estão confirmados shows de Celina Borges (no dia 8), Grupo Terra da Padroeira (9), Joana (10) e do padre Antonio Maria (12). Mas o movimento é contínuo. Principalmente aos fins de semana, quando pode-se visitar a basílica nova, com capacidade para 45 mil pessoas, o museu sacro, o mirante e a sala das promessas. Uma passarela liga o templo à basílica velha, erguida entre 1846 e 1888, em estilo barroco. E quem não puder comparecer ao serviço religioso pode assistir às missas televisionadas ou comprar o DVD da cerimônia em uma das inúmeras lojas de souvenirs espalhadas ao redor do santuário.

 Diferentemente de outros pontos religiosos do mundo, a história da Virgem brasileira não inclui relatos de visões, mas o misterioso aparecimento de uma estátua nas águas do Rio Paraíba do Sul em 1717.  Os pescadores Domingos Garcia, Filipe Pedroso e João Alves lançaram a rede nas águas e apanharam uma image



Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados