Jardim e diversão lado a lado

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Miriam Gimenes

É claro que nem todo mundo tem espaço para fazer um projeto paisagístico em casa. Mas é possível adaptar ideias a ambientes pequenos. Na 30ª edição da Expoflora, realizada em setembro, diversos especialistas deram sugestões de como transformar o jardim em um lugar especial.

A paisagista Liana Glingani criou o espaço Um Natal no Meu Jardim, que destitui o mito de que a festa de fim de ano tem de ser feita em sala fechada de jantar. Para montar sua sugestão, ela utilizou materiais de poda e descarte para formar uma árvore de Natal horizontal, suspensa sobre a mesa de jantar. As garrafas passaram a portar gérberas e lírios. E nas louças e bacias, trevos-de-quatro-folhas, para disseminar a sorte.

Liana também preocupou-se em criar um lounge, à esquerda da mesa, onde os convidados da festa natalina podem esperar a distribuição dos presentes, guardados em uma grande gaiola. À direita, a paisagista colocou almofadas jogadas sobre o feno, o que permite o descanso após a refeição, tudo rodeado por poinsétias (bicos-de-papagaio), alecrins e amarílis. Cenário ideal para uma ceia e tanto.

 

Novidades decorativas

 

Tendências e novidades em decoração não faltam. Pelo menos foi o que apontou duas das principais feiras do setor, a 23ª Abup Show e a 20ª Paralela Gift, realizadas no fim de agosto, em São Paulo. Veja a seguir alguns dos produtos. 

O conjunto Bowls e facas duplas para tempero, da Prana, ajuda no preparo dos alimentos 

O porta-ovos Poacher é de silicone e possui alças para facilitar sua retirada da panela ou micro-ondas. Resiste a temperaturas de até 250°C. 

A poltrona Balacobaco, da Oferenda, é confeccionada em crochê e tem estrutura de aço.

Foi desenhada por Nicole Verdi. 

O grupo mineiro Matizes Dumont, formado por artesãs de uma mesma família, apresentou artigos delicados e feitos à mão. 

Produto da coleção Cordel Encantado, de Ângela Salazar, é feito de cerâmica, fibras naturais, ferro e coco.

 

FIQUE POR DENTRO

 

A arquiteta Cinthia Garcia e a designer de interiores Andréia Karalkovas estão há dez anos no mercado e já ficaram entre as 20 premiadas no Polo Designer Center. A dupla garimpou para a Dia-a-Dia o que há de mais novo em decoração e o que não deve ser usado. Confira:

 

IN

 

Madeira de demolição – É ecologicamente correta e dá toque rústico para qualquer composição. 

Tons de dourado - Com toque sutil, essa cor ressalta a beleza das peças e móveis.  

Sustentabilidade Revestimentos que não agridem o ambiente encabeçam a lista de tendências. Uma opção é o Castellato, na parede. 

Retrô moderno - Usar aquele objeto deixado como herança da avó e compor com  decoração moderna dá toque a mais no ambiente.

 

OUT

 

Madeiras escuras - Os tons imbuia e tabaco deixam os ambientes muito pesados. Aposte em cores na hora de escolher a decoração. 

Pisos brilhantes e marmorizados - A ideia é dar ao ambiente o efeito mais natural possível, e o piso de mármore ou brilhante é o oposto disto. 

Faixas de azulejo na cozinha – São uma  questão de gosto, mas podem ser substituídas por pastilhas, pedra ou tozetos (misto de pastilha e azulejo). 

Iluminação branca - As lâmpadas fluorescentes não favorecem a decoração. Prefira a luz

cênica.

 

 

 

 




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados