Sabor do oriente

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Andréia Meneguete

Foto: Divulgação
Pratos japoneses unem alto valor nutricional, beleza e paladar diferenciado. Foto: Divulgação

Já é sabido que a culinária japonesa caiu no gosto popular. São poucas as pessoas que não fazem da ida ao restaurante oriental um hábito. Tamanho sucesso no País foi possível graças à criatividade dos sushimen na hora de reinventar os pratos típicos  para a cultura ocidental. Atualmente, é muito comum encontrar receitas adaptadas para agradar o paladar dos mais exigentes. O melhor: não é preciso deixar de lado a tradição no ritual de consumo. Os hashis estão sempre à mão.

Além da moda que gira em torno das maestrias do menu japonês, há muito o que se destacar dos pontos positivos em relação à saúde. A escolha dos alimentos e o modo de preparo são justificativas para a longevidade dos orientais.
Segundo a nutricionista e colunista da Dia-a-Dia Alessandra Nunes, a culinária japonesa oferece alto valor nutricional que, agregado à alimentos diversificados, compõem equilíbrio no prato e muitos benefícios para o organismo.

Um dos destaques é a alga, que, por conter fibras e proteínas, aumenta a saciedade e reduz absorção de gordura pelo organismo. O salmão, outro item bastante aprovado pelo gosto brasileiro, é rico em Ômega 3 e tem ação direta na diminuição dos riscos de doenças cardiovasculares. “É importante ficar atento ao modo de preparo, pois o alimento pode deixar de ser saudável caso haja muito óleo e condimentos”, ressalta Alessandra.
Os adeptos do famoso sistema de rodízio também podem inserir na refeição o  gengibre e a raiz forte. Doses extras dos ingredientes são favoráveis à digestão. Neste clima de saúde, sabor e diversidade, a Dia-a-Dia selecionou receitas práticas para você mesmo fazer em casa!


Arroz Avinagrado para Base de Sushi
(Tio João)


Rendimento: 4 pessoas
Ingredientes: 8 colheres (sopa) de vinagre; 4 colheres (chá) de saquê; 4 colheres (chá) de sal; 7 colheres (sopa) rasas de açúcar.
Modo de preparo: Leve ao fogo o vinagre, o saquê, o sal e o açúcar, até que este último dissolva completamente. Coloque o arroz já cozido em uma tigela grande,  que ofereça espaço suficiente para movimentar os grãos,  e em seguida despeje a calda,  como se estivesse “regando” os grãos.  Misture e abane o arroz constantemente, para que a calda vá se integrando a ele à medida em que esfria. Você também pode utilizar um pequeno ventilador sobre a bancada de trabalho para acelerar e facilitar a operação.  Ao término do processo, os  grãos devem estar bem aderidos uns aos outros, prontos  para serem modelados.


Salada de iguarias do mar
(Chef Shundi, do Restaurante Shinjuku)


Rendimento: 3 porções
Ingredientes: 70 g de lâminas de salmão; 50 g de água-viva; 50 g de alevinos; 50 g de barbatana de tubarão (imitação); flor de sal a gosto; limão a gosto; azeite a gosto; cebolinha picada a gosto.
Modo de preparo:  Coloque as lâminas no prato e tempere com sal e limão. Sobre as lâminas disponha os alevinos e a água-viva, no centro do prato coloque a imitação de barbatana de tubarão. Finalize o prato com cebolinha e azeite.


Haromaki de Banana com Chocolate e Sorvete de Creme
(Kiyo Japanese Food)


Rendimento: 1 porção
Ingredientes: 2 folhas de massa para haromaki; 1 banana madura; 1 pedaço de chocolate com 16 g; óleo para fritar; canela e açúcar para empanar; uma bola de sorvete de creme.
Modo de preparo:  Corte a banana e o chocolate ao meio longitudinalmente. Em uma massa de haromaki coloque meia banana na diagonal e, em cima, o pedaço de chocolate. Enrole a massa formando um rolinho, com as pontas dela para dentro. Feche a pontinha da massa com um pouco de água. Frite no óleo quente até dourar um pouquinho e passe no açúcar e na canela. Faça isso com a outra metade da banana e do chocolate também. Corte ao meio e disponha no prato, com a bola de sorvete ao meio das quatro  metades de haromaki.


Ceviche de Atum
(Padaria Bella Paulista)


Rendimento: 4 unidades
Ingredientes: 540 g de atum; 4 colheres (sopa) de pimenta Tabasco; 4 colheres (sobremesa) de limão Taiti; 4 colheres (chá) de limão siciliano; 4 colheres (chá) de azeite; 1 cebola roxa; 12 unidades de tomate cereja; 16 colheres (sopa) de salsinha; sal a gosto.
Modo de preparo:  Misturar os limões taiti e siciliano, sal a gosto, a pimenta Tabasco, a cebola roxa e o azeite. Corte o atum em cubos, acrescente o molho e decore com rodelas de tomate cereja e salsinha.


Saladinha de Folhas e Verdes e Atum
(Padaria Bella Paulista)


Rendimento: 4 unidades
Ingredientes: 8 folhas de alface lisa; 8 folhas de alface crespa; 8 folhas de alface americana; 8 folhas de rúcula; 67 g de atum; 4 colheres (sopa) de Moyashi; 4 fatias médias de tofu; 16 colheres (sopa) do molho do chef. Molho do Chef – 3 1/2 unidades de cebola; 1/2 xícara (chá) de alho; 1/2 xícara (chá) de gengibre; 1/4 copo americano de shoyu; 1 1/2 xícara (chá) de óleo de gergelim; 1 1/2 colheres (sopa) de glutamato monossódico; 1/2 xícara (chá) de vinagre de arroz. (Rendimento: 1 litro)

Modo de preparo: Molho do Chef – Bata todos os ingredientes no liquidificador. Salada – Corte as folhas em pedaços médios, acrescente o peixe em cubos e o moyashi sobre as folhas. Decore com tofu e molho do chef.


Gohan de Shimeji e Shiitake com Camarão Grelhado
 (Wakai Sushi)


Ingredientes: 300 g de gohan cozido; 150 g de shimeji e shiitake pré-cozido; 150 g de kani; 1 colher (sopa) de cebolinha  picada; 400 g de camarão; 3 xícaras (chá) de arroz cateto; 6 xícaras (chá) água. Tempero do camarão – 1 colher (sopa) de shoyu; 1 colher (sopa) de óleo de gergelim; 1 colher (sopa) de alho picado; 1 colher (chá) de sal; 1 colher (sopa) de gengibre ralado.
Modo de preparo: Lave o arroz três vezes, coloque na panela e acrescente a água e cozinhe durante 25 a 30 minutos em fogo médio. Quando o arroz estiver pronto, adicione o shimeji e o shiitake. Na panela separada coloque o azeite, a cebolinha picada e o kani, deixe absorver o tempero por 30 segundos



Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados