A arte provocativa de Steven Klein

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Andréia Meneguete

Tem gringo mostrando suas poses no Brasil. Literalmente. A exposição USAnatomy, que acontece até o dia 28 de agosto no Mube, traz os melhores trabalhos fotográficos de Steven Klein ao longo dos 15 anos de carreira.O artista ficou conhecido no mundo dos flashes após ser apontado como o queridinho de Madonna. O reconhecimento e a bajulação não param por ai. Grifes e revistas mundiais também decidiram por ter o trabalho deste norte-americano entre as campanhas e editorias de moda. Nos espaços do salão central do museu paulistano, os visitantes poderão ver 87 obras de Klein.

Entre um clique e outro, é possível observar como ele passeia entre os universos da moda e da arte, tendo como elemento de unificação o olhar audacioso, erótico, transgressor e comercial. Tudo bem ao estilo preferido do público que transita entre esses mundos. A repercussão diante das produções de Steven Klein é explicada pelo olhar subversivo na estética idealizada pelo público.Como num passe de mágica, o profissional coloca no mesmo ângulo a oposição do belo ao horror, desconstruindo a normalidade. O desconforto é comum aos olhos de quem observa as imagens de Steven Klein devido ao desarranjo impresso em suas obras, tornando a característica a principal particularidade do artista. "As imagens vanguardistas criadas por Steve Klein impressionam pela energia, força bruta e fetichismo, que são resultado do seu approach inovador e criativo", explica o curador da mostra Chico Lowndes.

Além de fotos, o vídeo Your Hallucination Is Now Complete é exibido por oito minutos fazendo uma retrospectiva da carreira do fotógrafo. Steven Klein está para a fotografia assim como Marina Abramovic está para as artes plásticas quando o sentido é provocação e quebrar clichês."Ele gosta de desconstruir as pessoas que fotografa e dirige. Os destaques dos trabalhos chegam com mais facilidade ao público por ele trabalhar com famosos", afirma o professor de Fotografia da Faculdade Panamericana de Artes Alyson Montrezol. Lowndes reforça ainda que as séries de imagens trazem narrativas épicas, muitas vezes subversivas, que resultam da exploração e confluência do movimento com o estático. "Steven é capaz de ultrapassar os limites da fotografia tradicional de moda e ampliar sua presença no universo da arte. É o grande criador de imagens icônicas nesse momento", complementa.




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados