Pai: muito mais que amigo

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Da Redação

Cada integrante da família exerce papel fundamental. E o pai, o homenageado de agosto, é de suma importância para a formação dos filhos. Nele é encontrado o exemplo, o companheiro, o amigo e  o conselheiro. Respeitar essas e outras funções, além do ambiente familiar, é fundamental para manter a harmonia entre as crianças e adultos.

A especialista em comportamento humano Roselake Leiros destaca alguns pontos importantes da figura paterna na família. Entre elas estão: o auxílio no desenvolvimento cognitivo, emocional e social da criança; suporte e apoio, possibilitando o seu desprendimento da mãe e a passagem do mundo familiar para o da escola e social; a ajuda para criança ser mais confiante e entrar em horizontes de novas possibilidades; orientação para extinguir o preconceito da divisão do papel masculino e feminino na sociedade, além de integrá-lo de forma mais participativa, com direitos e deveres sendo um membro importante no desenvolvimento da familiar como um todo.
 
Quando se fala de direitos e deveres compartilhados não se trata de pais e mães desempenharem a mesma função na família.  Mesmo com as mudanças observadas, o pai ainda continua, na maioria das famílias, sendo a figura que impõe os limites e estimula a independência dos filhos. Já a mãe é propensa a proteger os rebentos, transmitindo-lhes acolhimento. É preciso trabalhar junto em parceria fazer da família um time de sucesso.
 
Nem por isso é necessário cobrar do outro as suas responsabilidades. Roselake sugere compreender o outro, entender suas dificuldades, respeitá-las e encontrar formas de ajudá-lo a desempenhar adequadamente o seu papel. As mulheres sabem da importância da presença do pai para o desenvolvimento dos filhos e como é bom ter um companheiro presente e dedicado a elas e à família. Invista em auxiliá-lo na realização das coisas que tem dificuldade. “Dê dicas, faça junto, pergunte como ele faria melhor, ressalte os seus pontos positivos e continue auxiliando e incentivando as suas importantes execuções até que se torne hábil e feliz em realizar.”
 



Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados