Uma mulher que soube esperar

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Eliane de Souza

Foto: Nino Andrés
Vera Viel abriu mão da carreira para viver intensamente a maternidade e agora volta a ocupar espaço no mercado. Foto: Nino Andrés

Depois da 2ª Guerra Mundial um exército de mulheres deixou os filhos e os afazeres domésticos para assumir o papel dos homens no mercado de trabalho. Com a evolução dos tempos modernos, elas conquistaram seu lugar em espaços estritamente masculinos. E quando voltam para casa, instintivamente dedicam-se com a mesma intensidade ao trabalho doméstico. Com a dupla jornada e busca pelo crescimento profissional, muitas adiam ou abrem mão da maternidade.
 
Num ato de coragem e na contramão da evolução feminina, a apresentadora Vera Viel, 35 anos, deixou a carreira bem-sucedida como modelo para se tornar mãe e acompanhar a rotina do marido, o apresentador Rodrigo Faro. Os mais atentos vão lembrar que ela já foi garota-propaganda da grife de jeans 775, além de posar no Japão, Suíça e África do Sul. A rotina intensa de viagens dos dois não era impedimento para manter a relação. “Cheguei a pegar a ponte aérea entre um trabalho e outro só para passar mais tempo com o Rodrigo“, conta a bela. Ela morava em São Paulo enquanto ele, à época cantor e ator da Globo, gravava novelas no Rio.
 
A iniciativa de abrir mão da carreira veio da própria, que contou com o apoio do marido. Assim, nasceram Clara, 5 anos, e Maria, 3. A pausa para se tornar mãe em tempo integral durou até o ano passado, quando se tornou repórter na Rede TV!; atualmente é  apresentadora do programa de variedades Zapping, da Record.
 
Vera Viel é prova de que abrir mão da carreira para ser mulher não é regredir e muito menos viver à sombra do homem da casa. Em nenhum momento arrependeu-se de ter usado uma das maiores características femininas, que é a de ser passional no lugar de racional. Além de linda, é feliz, realizada profissionalmente, mãe dedicada, e amada pelo marido.
 
A morena natural de Vinhedo, interior de São Paulo, é filha caçula de um construtor de obras e uma dona de casa. Começou a carreira aos 17 anos quando os pais a incentivaram a inscrever-se em concurso de beleza da Rede Bandeirantes. Ela venceu e mudou-se para São Paulo. Muito jovem, vivia com medo de se perder. Largava o carro em casa e ia para os trabalhos de táxi. Logo recebeu convite para participar de um teste para a grife de jeans.
 
Vera Viel estampou diversos editoriais para revistas e fotografou para quase todas as marcas de lingerie graças às belas curvas. E foi gravando um comercial que conheceu Rodrigo Faro.
 

TRABALHO E MATERNIDADE

O período de pausa na carreira durou seis anos, até ser convidada por Amaury Jr. para ser repórter de seu programa na Rede TV!. O contrato inicial era de apenas dois meses, uma espécie de período de experiência. O desempenho agradou e a renovação durou um ano. Em seguida agarrou oportunidade para apresentar atração da Record News. Vera já arquitetava sua volta ao trabalho há algum tempo, mas não sabia exatamente o que queria. Não se imaginava como atriz, mas via a televisão como uma possibilidade, desde que não a ocupasse mais que três vezes por semana, já que as filhas e o marido continuavam prioridade.
 
“Agora que estou na TV sinto a diferença do carinho das pessoas, porque muitos me conhecem como a mulher do Rodrigo e agora também como apresentadora“, gaba-se Vera. A falta de intimidade com o jornalismo a atrapalhou no início. Ela recebia críticas por se concentrar mais na câmera do que nos entrevistados. Mas está evoluindo com as dicas do marido, que a orienta a agir com naturalidade.
 

Foto: Nino Andrés
“Cheguei a pegar a ponte aérea entre um trabalho e outro só para passar mais tempo com o Rodrigo“. Foto: Nino Andrés

De volta à ativa, Vera mostra que, com organização e ajuda de babás e celular, é possível conciliar carreira e maternidade. Sem remorsos. “Gravo uma vez, no máximo duas vezes por semana. Consigo levar as meninas para a escola e acompanhar a rotina.“
 
A lição de Vera Viel é que renunciar a um sonho pessoal significa esperar para que o sucesso tenha como base uma família feliz e estruturada.
 

VERA POR RODRIGO

“Ela é a mulher da minha vida.” É assim que Rodrigo define Vera Viel. A beleza e a doçura foram os principais atributos que abalaram o coração do marido. “Ela não tem rosto de mulher atual, parece uma princesa da Idade Média. Acorda bonita“, elogia Faro, que brinca com o fotógrafo que fazia as fotos de Vera Viel durante esta entrevista: “Vai amanhã cedo em casa fotografar para você ver como ela é linda“.
 
O frescor do início da relação se mantém entre os dois. Basta observar a troca de olhares, a admiração mútua e os gestos de cumplicidade do casal. “Anular o seu trabalho para poder cuidar da família é a maior prova de amor que alguém pode dar. Uma mulher que larga uma carreira em que ganhava muito dinheiro e conhecia o mundo para cuidar dos filhos e depender do marido merece meu respeito“, reconhece Faro.
 
Tanto a decisão de sair de cena quanto o retorno foram apoiados pelo companheiro. Com a chegada de Vera à rede de TV da Barra Funda, críticos de plantão não demoraram a apontar a influência do marido na contratação. “Se pudesse mexeria todos os pauzinhos para colocá-la para trabalhar, em retribuição a tudo o que fez por mim. Mas não foi preciso. O convite partiu do próprio diretor, que me perguntou até quando minha mulher trabalharia na concorrência“, defende Rodrigo, em eterno agradecimento à amada.




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados