Amamentar é um ato de amor

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Christiane Ferreira

Amamentar para se aproximar. Foto: sxc.hu / Divulgação

Muito já se tratou sobre o aleitamento materno. Mas nem todas as mães aderem ao tão preconizado ato de amamentar, seja por medo, vaidade ou qualquer outro motivo. No entanto, reforçar o coro é importante e oferecer leite materno traz benefícios tanto para as mães quanto para as crianças, trazendo contato mais íntimo para ambos. Além de estar sempre pronto e quentinho, o leite materno tem tudo o que o bebê precisa até os 6 meses, inclusive água. Funciona também como vacina, protegendo de muitas doenças. Sugar o peito é excelente exercício para o desenvolvimento da face da criança, ajuda a ter dentes bonitos, a desenvolver a fala e a ter boa respiração.

Para a mãe, amamentar ajuda a reduzir rapidamente o peso após o parto, faz com o útero recupere seu tamanho normal, diminuindo o risco de hemorragia de anemia após o parto; reduz risco de diabetes e cânceres de mama e de ovário.

No Brasil, a mobilização para resgatar a prática do aleitamento materno exclusivo até os 6 meses começou nos anos 1970, acompanhando o movimento realizado pela OMS (Organização Mundial de Saúde) e Unicef (Fundo das Nações Unidas para a infância.

Aseguir, veja algumas dicas dadas pelo ginecologista e obstetra  Domingos Mantelli Borges Filho.


PREPARO DAS MAMAS

A preparação das mamas deve acontecer ainda durante a gravidez. É nessa fase que as mamães de primeira viagem devem começar a aprender tudo o que envolve o aleitamento. As mamas, que são estruturas dependentes de hormônios, se preparam naturalmente, com o crescimento e a ramificação do sistema de ductos mamários, por onde passará o leite. No início da gravidez, em torno da quarta semana, pode-se sentir um formigamento e aumento da sensibilidade. Com cerca de oito semanas aparecem os tubérculos de Montgomery, nódulos formados pela dilatação e maior ativação das glândulas sebáceas. A função deste sebo secretado é deixar o mamilo mais macio e flexível. Com 12 semanas a área que circunda os mamilos fica mais pigmentada (escura), mantendo-se assim por até aproximadamente 12 meses após o parto.

Por volta da segunda metade da gestação pode surgir secreção incolor, rica em anticorpos e aminoácidos, que é o colostro, que persiste até o fim da gravidez, sendo que o leite propriamente dito, só aparece três ou quatro dias após o parto. O mamilo estimulado pela sucção provoca a liberação de ocitocina e prolactina. A ocitocina é um hormônio que provoca além da ejeção do leite, também contrações uterinas, e por isso muitas mulheres sentem o útero contraindo enquanto amamentam nos primeiros dias. Isso ajuda o útero a retornar ao tamanho normal depois do parto.


CUIDADOS

Massagens nas mamas são recomendadas nesse período. Segure a mama com as duas mãos, uma de cada lado, e faça uma pressão da base até o mamilo, como se fosse uma ordenha. Repita o movimento pelo menos cinco vezes com delicadeza, mas com energia. Depois, faça o mesmo com uma mão em cima e outra embaixo da mama. Esse procedimento ajudará na “descida” do leite e pode ser repetido uma ou duas vezes por dia.


NA HORA DO BANHO

É recomendável usar bucha vegetal durante o banho para lavar a região das aréolas e mamilos, fazendo com que a pele não fique tão sensível. Algumas pessoas podem sentir dor e sangramento no início. Portanto, não se deve esfregar demais os mamilos, apenas faça massagem com bucha. Caso contrário, além da dor, você poderá ter pequenas contrações uterinas, uma vez que massagear os mamilos em excesso com a bucha, pode estimular a liberação de ocitocina. O recomendável é fazer esta estimulação uma vez ao dia. Caso apresente quadro de ameaça de abortamento ou risco de trabalho de parto prematuro, esta técnica deverá ser suspensa. Outra dica é, sempre que possível, fique só de camiseta em casa, sem usar sutiã. O mesmo efeito pode ser obtido cortando os bicos de um sutiã velho para usar em casa. Isso faz com que os mamilos fiquem menos sensíveis.


BANHOS DE SOL

O banho de sol é um dos melhores procedimentos para preparar as mamas. Tome de 10 a 15 minutos de sol na região, de preferência todos os dias. Os melhores horários são antes das 10h ou depois das 15h. Dependendo do seu tipo de pele e da intensidade do sol, você pode aumentar ou diminuir um pouco esse tempo, porém não abuse. O calor do sol ajudará a deixar a pele mais resistente.


HIDRATAÇAÕ NOS SEIOS

Os hidratantes podem e devem ser usados nas mamas durante a gestação, principalmente para evitar o aparecimento de estrias, melhorando a elasticidade do tecido mamário que em breve irá aumentar de volume. Esses cremes são aliados, pois possuem substâncias que ajudam na regeneração cutânea. Produtos que contenham em sua fórmula uréia (máximo 3%), lactato de amônia, colágeno, elastina, vitamina E e óleos vegetais são recomendados antes e durante a gestação. Mesmo que a gestante tenha utilizado algum creme ou óleo antes da gravidez, é importante perguntar ao médico para saber se há alguma substância na fórmula que possa prejudicar o desenvolvimento do bebê.


USO DE SABONETES

A recomendação é lavar o bico do peito (aréola e mamilo) apenas com água. Não utilize sabonete diretamente. Eles já têm hidratação natural, que deve ser preservada. Claro que durante o banho um pouco de sabonete pode escorrer, mas o que não se deve é usá-lo diretamente nos bicos esfregando-os, já que isso pode aumentar ainda mais a sensibilidade.




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados