Sexo na gravidez

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Laura Müller

Sexo já é por si só tabu. Não poderia ser diferente na gravidez. Mulheres – e o seu parceiro – têm variadas dúvidas. A principal: é possível transar durante os nove meses? Ou não?

E o desejo feminino; aumenta ou diminui? Há práticas, posições e sugestões para que tudo seja mais prazeroso nesse período? Quais são os principais mitos e as verdades em torno dessa história? OK, vamos responder a tudo isso. 

A primeira coisa a saber é que, se a gravidez não for de risco, a mulher e o parceiro podem viver os nove meses de prazer. Não importa se a barriga está de tamanho P, M ou G. Ou até mesmo GG! Dá sim para o casal se adaptar e manter a vida sexual ativa.

Mas, para isso, é importante que queiram. Tanto a mulher grávida como o homem.

Ela precisa se sentir aberta para o sexo, e confortável nas transas. Caso não queira, ache incômodo demais e não tenha a menor vontade de experimentar novos jeitos de transar (que possam ser mais prazerosos nesse período), então, não adianta forçar a barra. É melhor respeitarem essa pausa e voltar quando ambos estiverem a fim de fato. Claro que seria boa opção o casal experimentar uma aproximação sexual, pois isso pode trazer um colorido  maravilhoso à vida adulta em qualquer etapa. Mas se um não quer, melhor não insistir.

Ele tem de se estar aberto e confortável para fazer sexo com a mulher grávida. Muitas vezes, ideias que relacionam a gravidez a algo que eleva a mulher ao patamar de ‘santa’ e/ou de ‘mãe intocável’ impedem que o homem consiga se aproximar sexualmente. Esse parceiro julga estar fazendo algo ‘errado’ ao violar todo esse ar de santidade e intocabilidade. Aí não dá para fazer sexo, não é mesmo? A saída é respeitar novamente essa pausa. Ou mudar os significados dados ao sexo e à gestação.

Esses seriam os principais mitos: de que faz mal transar na gravidez; de ela agora é ‘santa’ e não deve ser tocada. Mesmo que existam pensamentos um tanto equivocados, precisamos levar em conta o respeito aos posicionamentos, limites e jeitos de ser de cada um. Dito isso, vamos às práticas, posições e sugestões para o sexo ser prazeroso na gravidez. Há uma dica central: é preciso fazer tudo da forma que for mais confortável. Pronto. Simplesmente isso. Alguns exemplos: se a penetração vaginal está incômoda, que tal experimentar posição de lado, ou a mulher sentada sobre o parceiro, ou outra que fique mais agradável? Se continuar ruim, mudem de prática: o sexo oral, por exemplo, ou a masturbação mútua também são jeitos de sentir prazer e chegar ao orgasmo.




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados