Os marqueteiros do Grande ABC

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Eliane de Souza

Foto: Andréa Iseki
Ivan Cavassani, diretor da Cavassani Publicidade. Foto: Andréa Iseki

Que a publicidade brasileira é sucesso, ninguém mais tem dúvidas. Só neste ano, o Brasil levou dez Leões de Ouro em Cannes, o Oscar da Comunicação. Definido no dicionário como ‘tornar algo ou alguém conhecido nos seus melhores aspectos para obter aceitação do público’, o termo Publicidade também inclui emocionar, criar memória afetiva, gerar identificação imediata.

Segundo estudo do Ibope Mídia, Paulo César Ferrari, presidente da Octopus Ivan Cavassani, diretor da Cavassani Publicidade Celso Furtado, gerente de marketing da Coop o mercado publicitário movimentou R$ 76,2 bilhões em 2010 e o Grande ABC é sede de quatro dos 27 principais anunciantes do Brasil. São eles: Casas Bahia, Volkswagen, Ford e GM, que, juntos, investiram quase R$ 5 bilhões em anúncios no ano passado.

A região não se destaca apenas pelos anunciantes, mas também pelo seu time publicitário. Três profissionais dividem com a Dia-a-Dia inspirações, projetos e histórias de sucesso.


GUARDIÃO DE MARCA

“Faço com que um diga ao outro o quanto o trabalho do meu cliente é importante.” É de forma suscinta que Paulo César Ferrari, 57 anos, presidente do Grupo Octopus, define seu trabalho. Ele se denomina como um guardião de marca. A história à frente da Octopus começou há 33 anos, quando o mercado publicitário na região se resumia à venda de anúncios de vagas de emprego. Ele foi pioneiro em alguns formatos publicitários, como envelopamento de ônibus e a primeira propaganda em orelha de jornal.

A sua história no marketing começou na Molins do Brasil, empresa inglesa de máquinas para industrialização de cigarros. Os principais clientes eram Souza Cruz e Philip Morris. Na área de vendas, conheceu as capitais da América Latina. Foi daí que começaram suas inserções no mundo da propaganda.

Quando abriu a Octopus, a proposta era seguir os moldes das grandes agências estabelecidas em São Paulo. Ele acreditou na região e optou em não se mudar para a Capital. Hoje a Octopus mantém carteira com clientes longevos como a Coop.
 
Quando olha para trás, lembra com orgulho de ações de incentivo da cidadania no Grande ABC, como o apoio à criação da Agência de Desenvolvimento Intermunicipal, Fórum da Cidadania e Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, três instituições criadas para unir as sete cidades em volta de projetos de interesse comum. A criação da campanha ‘Quem é Daqui Vota em Candidato Daqui’, para que a região tivesse maior representatividade na Câmara Federal e na Assembleia Legislativa, também foi obra da Octopus.


A CARA DE SÃO CAETANO

São Caetano tornou-se conhecida no Brasil por ser uma cidade cujo orgulho de seus moradores é a maior marca. Um dos responsáveis por tornar o território conhecido além das fronteiras do Grande ABC foi Ivan Cavassani, 47, diretor da Cavassani Publicidade. O trabalho de marketing realizado para a Prefeitura resultou na atração de investimentos, como o Espaço Cerâmica, além da elevação dos lucros para o mercado imobiliário.

 

Foto: Nário Barbosa
Paulo César Ferrari, presidente da Octopus. Foto: Nário Barbosa

Cavassani também turbinou a imagem da AD São Caetano com a torcida, além de ganhar prêmio pelo projeto São Caetano Viva, de incentivo à conscientização ambiental em escolas públicas.

A história da empresa teve início em 1989, depois que Ivan se formou em Publicidade e Propaganda pela Universidade Municipal de São Caetano e adquiriu breve experiência em agências de publicidade de São Paulo. Ele foi um dos pioneiros na comunicação a serviço do poder público. “As prefeituras não sabiam como utilizar as ferramentas da Comunicação para manter vínculo com o cidadão.”

Mas pensar em marketing é estratégia unânime agora. Para se ter uma ideia, no ano passado só o governo federal investiu R$ 2 bilhões em anúncios, segundo o Ibope Mídia.


MARKETING DE RELACIONAMENTO

A paixão de Celso Furtado, 38, por supermercados é tanta que, quando está em viagens, faz fotos de gôndolas e prateleiras. Ele é gerente de marketing da Coop e exerce a função desde 2006, embora já esteja no grupo há 15 anos, passando por áreas como RH, compras e comercial. Foi lá que implementou o marketing de relacionamento com clientes, ilustrando as campanhas publicitárias. A estratégia é anterior à campanha de grande rede varejista, que faz filmes publicitários para a TV a partir de situações reais de consumidores. “O marketing de relacionamento não é só uma demanda do departamento comercial. É uma iniciativa estratégica onde todos estão imbuídos de conseguir o melhor resultado, além de manter contato maior com sua base de cooperados.”

Um dos programas é o Mexa-se, idealizado por Celso Furtado em 2007 com o objetivo de incentivar a prática de atividades físicas e promover qualidade de vida. Aulas de ginástica, caminhadas e dicas de qualidade de vida beneficiam 900 cooperados de 16 unidades diariamente. A iniciativa faz parte do núcleo Planeta Coop, que também detém projetos de reciclagem e o programa Escola vai à Coop, de visitação de alunos para aprendizado da filosofia cooperativista.




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