Hora de pular a fogueira

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Andréia Meneguete

Foto: Nário Barbosa
Arroz doce é a receita dos sonhos da Terezinha Fernandes Soares Pinto. Foto: Nário Barbosa

As festas juninas são aguardadas com certa dose de ansiedade no que se refere às perdições gastronômicas que caracterizam a temporada. As comemorações, por sua vez, ganham toque de magia, encantos e proporcionam muitas recordações aos participantes. Na verdade, a fogueira, as barracas, as músicas, a quadrilha e o friozinho da temporada têm perfume de infância, fazem lembrar momentos bons e aconchego da casa da vovó.

O melhor ainda é saber que as comidinhas típicas, além do sabor, são nutritivas e garantem energia aos foliões de plantão, que fazem questão de animar a festa até o sol raiar.

As comemorações surgiram durante o período gregoriano na região europeia quando os agricultores faziam festa para agradecer a produtividade e farta colheita no mês de junho. O milho, grão que estava sempre em evidência na plantação da época, simbolizava o alimento base para a maioria das receitas.

No cardápio, atualmente, a diversidade é vasta e consegue agradar a gregos e troianos. Não há quem fique de fora na hora da degustação dos quitutes. O destaque fica por conta dos doces, que ganham cada vez mais versões repaginadas ou complementos ainda mais deliciosos, como farinha especial, ervas, cremes e especiarias orgânicas. Curau, pamonha, arroz doce, canjica, pé de moleque e pinhão são unânimes e não podem faltar à mesa.  E como já vale a máxima: recordar a infância é viver! Então, por que não se render aos encantos gastronômicos da ocasião? Confira algumas receitas a seguir.
 

Arroz doce
(Terezinha Fernandes Soares Pinto)


Rendimento: 10 a 12 porções

Ingredientes: Aproximadamente 4 litros de leite; 1 xícara (chá) de arroz agulhinha lavado; 1 colher (café) de sal; 1 xícara (café) de açúcar; 1 lata de leite condensado; canela a gosto.

Modo de preparo: Ferva 3 litros de leite e mantenha em temperatura quente. Reserve. Ferva mais um litro de leite e depois que atingir a fervura, junte o arroz. Adicione o sal e mexa durante todo o processo, de preferência com colher de pau. À medida que o leite do arroz for secando, adicione um pouco do leite que está reservado. Continue sempre mexendo.

Se formar espuma, retire-a superficialmente, quantas vezes forem necessárias. Após 30 minutos de cozimento do arroz, queime o açúcar numa frigideira e junte ao arroz.

Adicione o leite condensado. Continue mexendo, adicionando o leite reservado (quente) até que o arroz esteja completamente cozido e doce atinja a consistência de sua preferência. Dicas: Pode-se usar canela em pau, fervendo-a desde o início com o arroz ou, se preferir, polvilhar canela em pó na hora de servir. Use panela grande para cozinhar o arroz. Lave o arroz apenas quando for adicioná-lo ao leite. Mexa o doce constantemente.

 
Bolo de banana
(SupraSoy)


Rendimento: 8 porções

Ingredientes: 6 bananas nanicas; 2 ovos; 1 xícara (chá) de açúcar; ¼ de xícara (chá) de  alimento em pó à base de soja sabor banana; 2 colheres (sopa) de cacau em pó; 1 xícara (chá) de farinha de trigo; ¼ de xícara (chá) de óleo; 1 colher (sopa) de fermento químico em pó; açúcar e canela para polvilhar.

Modo de preparo: Corte as bananas em rodelas e arrume-as sobre o fundo de uma forma (20 cm de diâmetro) untada e polvilhada com açúcar. Em uma tigela, misture os ovos, o açúcar, o cacau, a farinha, o óleo, o fermento e ½ xícara (chá) de água fervente (100 ml) até formar uma massa homogênea. Despeje a massa, aos poucos, sobre as bananas, leve ao forno médio-alto pré-aquecido (200°C) e asse por cerca de 30 minutos ou até que ao espetar um palito na massa ele saia limpo e seco. Desenforme morno e polvilhe açúcar e canela por cima.


Foto: Divulgação
Torta de Pinhão é a surpresa junina de Carolina Nizer. Foto: Divulgação

Bolo de milho rápido
(Stevita Culinária)


Rendimento: 12 porções

Ingredientes: 1 lata de milho verde sem água; 3 ovos; 8 colheres (sopa) de fubá; 1 xícara (chá) de açúcar culinário; 2 xícaras (chá) de leite desnatado; 1/3 de xícara (chá) de óleo de milho; 2 colheres (sopa) de queijo ralado; 1 colher (sopa) de fermento em pó.

Modo de preparo: No liquidificador, bata tudo. Despeje numa forma média untada. Asse em forno moderado (180oC) pré-aquecido, por aproximadamente 40 minutos.

 
Torta de Pinhão
(Nutricionista Carolina Nizer – Spa Lapinha)


Rendimento: 12 porções.

Ingredientes: 2 colheres (sopa) de manteiga; 2 gemas de ovos; 1 xícara (chá) de farinha de trigo; 3 colheres (sopa) de trigo integral; ½  xícara (chá) de água; 1 colher (chá) de sal. Recheio – 3 dentes de alho amassados; 1 cebola média ralada; ½ xícara de (chá) de óleo; 3 tomates grandes picados; 2 colheres (chá) de sal; 500 g de pinhão cozido e moído; ½ xícara de (chá) de salsa; 120 g de queijo ralado para polvilhar o recheio; ½ xícara (chá) de azeitona. 

Modo de preparo: Amasse os ingredientes da massa com um garfo. Depois estique a massa e dobre em quatro. Reserve na geladeira. Unte a forma. Forre o fundo e os lados com a massa. Perfure a massa com o garfo e leve ao forno para assar. Depois de assada, recheie com a massa de pinhão. Polvilhe com o queijo ralado e enfeite com azeitonas. Leve ao forno para derreter o queijo. Recheio – Refogue o alho e a cebola no óleo. Acrescente o tomate e ferva para formar um molho. Coloque o sal, retire do fogo e coloque o pinhão. Misture bem e, por último, adicione a salsinha. Coloque o recheio sobre a massa, o queijo por cima e enfeite com as azeitonas.



Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados