A dois

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Heloisa Cestari

Foto: Divulgação
Confira sete destinos românticos para passar o Dia dos Namorados abraçadinho. Foto: Divulgação

Se viajar já é, por si só, gratificante, conhecer outros lugares ao lado da pessoa amada é um dos melhores prazeres da vida. E ainda garante vantagens ao bolso. Além da companhia da cara-metade, os gastos com hospedagem e alimentação chegam a ficar 50% mais em conta quando se está a dois. O transporte também: dá para rachar o táxi, o aluguel do carro e ainda economizar nos percursos de trem pela Europa, já que vários deles oferecem tíquete para casais Saverpass. Sem falar na inestimável satisfação de descobrir outras culturas compartilhando sabores, paisagens e experiências novas com quem mais se gosta. Esse privilégio, dinheiro nenhum paga. Veja a seguir sete opções de roteiros apaixonantes e bom namoro!


Rota romântica

Repleta de vilas medievais e castelos, ela é literalmente a mais romântica das rotas. Os 350 quilômetros que compõem o percurso, no estado da Baviera, transportam o imaginário dos turistas a um mundo de conto de fadas, com direito a fortalezas, palácios, museus e várias histórias de amores proibidos que arrancam suspiros de qualquer casal de pombinhos.

O ponto de partida é a cidade de Würzburg, à beira do Rio Meno, que goza da fama de possuir uma das noites mais agitadas da região devido à grande concentração de universidades. Em seguida, chega-se a Rothenburg ob der Tauber, considerada a quinta-essência do barroco romântico alemão. Um cenário de sonho com cheiro de chocolate no ar. O ponto alto do passeio, no entanto, ainda está por vir: entre Schwangau e Füssen, avista-se o lendário Schloss Neuschwanstein, que inspirou Walt Disney a idealizar o Castelo da Cinderela, símbolo do mundo de sonhos do parque. Perto dali, Füssen marca o ponto final da rota e – quem sabe? – o início de uma vida a dois cheia de romantismo.


França

Quem nunca sonhou ser pedido em casamento aos pés da Eiffel, ouvir uma declaração de amor durante cruzeiro pelo Sena com jantar dançante à luz de velas, trocar beijinhos na Pont Neuf ou passar a lua de mel em meio aos museus e restaurantes charmosérrimos da  Cidade Luz? A capital é mesmo ícone do turismo a dois. Mas está longe de ser o único refúgio de pombinhos em solo francês. A menos de uma hora de carro dali, o Vale do Loire abriga a maior concentração de castelos do planeta –- há mais de 100 entre Orléans e Angers –, além de aldeias charmosas, pontes levadiças, jardins renascentistas e gastronomia digna dos reis e artistas que ali ergueram residência. Não à toa, a região inspirou fábulas cheias de magia, como A Bela Adormecida e As Aventuras de Tintin. Trens partem diariamente de Paris com destino ao Loire e várias agências oferecem passeios de um dia.  Mas não há forma mais romântica de circular pelos vilarejos do que a bordo de um balão, sobrevoando  vinhedos, campos floridos e tesouros arquitetônicos que enchem os olhos e a imaginação de muita gente. Na empresa Les Ballons de Loire, os preços partem de 150 euros (cerca de R$ 350) por pessoa, com direito a traslados e champanhe para brindar um dos passeios mais inspiradores do mundo. Voilá!


Buenos Aires

Quem gosta de melodramas e faz bonito em aulas de dança de salão vai adorar selar o amor arriscando passos de tango em plena Buenos Aires. E milongas não faltam para isso. Comece o tour pelo Caminito – rua associada à história do tango, hoje ultraturística, com casais de dançarinos se exibindo para os passantes –; faça um pit stop para provar a parrillada (churrasco) ou o incomparável doce de leite portenho nos sofisticados restaurantes e cafés da Recoleta; e termine torrando pesos na feira ao ar livre de San Telmo, tradicional bairro de artistas e antiquários da capital argentina.


Praga

Também conhecida como a Cidade das Cem Torres devido à grande quantidade de edifícios, igrejas, capelas, conventos e palácios, a capital da República Tcheca, Praga, não deixa nada a perder para a aclamada Paris no quesito romance. Não à toa, é também chamada de A Paris do Leste Europeu. E a comparação é válida, pois a riqueza arquitetônica da cidade e o inigualável cenário das margens do Rio Vltava a torna mesmo tão fascinante quando a capital francesa. A começar pela ponte São Carlos IV, do século 14, que liga Mala Strana ao bairro onde fica a câmara da cidade. Ao fundo, todo iluminado, o Castelo de Praga reina soberano. Já na praça da Cidade Velha, as atrações ficam por conta de um memorial em homenagem ao mártir do século 15, Jan Hus, do casario dos séculos 14 a 19 e do famoso Relógio Astronômico, que, de hora em hora, badala seus sinos enquanto estatuetas de Jesus e seus 12 apóstolos desfilam para os turistas. A cidade, aliás, parece ter fixação pelo tempo. No Zidovske Mesto, o bairro dos judeus, sinagogas disputam a curiosidade dos visitantes com um relógio cujos ponteiros fazem questão de girar em sentido anti-horário. Muitos casais vão mesmo querer voltar ao passado para renovar os votos e nunca mais esquecer os bons momentos em Praga.

 

Foto: Divulgação
Taiti. Foto: Divulgação

Agra

Considerado símbolo do amor eterno e eleito uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno, o Taj Mahal, na Índia, deve sua imponência a uma história de amor. Tudo começou no ano de 1631, quando o imperador mongol Shah Jahan mandou erguer um palácio, todo em mármore branco, para servir de tumba à sua mulher favorita, Arjuman Banu Begum, conhecida como Mumtaz Mahal. Filha de fidalgos, Mumtaz casou-se com o monarca aos 21 anos e morreu aos 39, durante o seu 14º parto. A intenção de Shah Jahan era erguer um túmulo gêmeo, de mármore preto, em frente ao monumento, para que fosse enterrado próximo à amada. O que seria o seu último desejo, entretanto, foi impedido por seu filho Aurangzeb, que derrubou, ce



Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados