Em vez de guerra, flores

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Miriam Gimenes

A cidade de Sarajevo, na Bósnia-Herzegovina, passou por momentos difíceis. Foi lá que um assassinato deflagrou a Primeira Guerra Mundial, na década de 1910. Mais recentemente, outra guerra, por conta da invasão de sérvios, na década de 1990, devastou a cidade. Mas os seus dividendos não são apenas negativos. A cidade é detentora de miscelânea de culturas que inspiraram a designer Karmelina Martina a criar o sofá Miss Sarajevo para a Moroso. Além de estampas étnicas, o móvel tem toque feminino e cigano. Esta e outras peças foram mostradas na 50ª edição do Salão Internacional do Móvel de Milão, realizado em abril. Segundo os arquitetos Álvaro Guilhermo e João Mazza, os expositores primaram por pelas inspiradas em jovens e no lifestyle brasileiro ou, mais precisamente, no nosso estilo despojado de ser.


Inspiração jovem
Quem gosta de se vestir bem geralmente pede o mesmo requinte na hora de decorar a casa. De olho nessa proposta, a marca de roupas Diesel, em parceria com a empresa italiana de móveis Moroso, criou coleção que chamou atenção dos que estiveram na feira de Milão. O armário Mindstream Cabinets, feito de MDF, tem imagens que estampam a peça. O design foi baseado em contrastes – alto/baixo, bruto/sofisticado – e criado após pesquisa de comportamento de consumidores. Construído em módulos, é possível criar várias versões de acordo com o gosto do proprietário.
 

Trançado luminoso
O nome da luminária da Foscarini já diz tudo: trata-se de uma trança de estilo. Para fazer o desenho superdiferente, o designer Marc Sadler usou fita de fibra de vidro e resina entrelaçada e adaptou o penteado feminino para iluminar o ambiente da casa. Pelos comentários dos especialistas, não é só o formato da peça que é diferenciado: o efeito que proporciona também é. Ela foi exposta na feira paralela que aconteceu em Milão, a Tortona Design Week.


Multiuso
Diretamente voltado ao público jovem, o sofá Sósia, de Emanuele Magini, é contemporâneo, acolhedor e uma das peças que mais atraíram olhares em Milão. Chamada de livre-formatação, permite configurar os dois lugares da forma mais adequada ao ambiente. São seis opções de montagem. O mais inusitado é quando fechado por zíper, o móvel torna-se uma sala de vestir. Mais utilidades, impossível.


Conforto e delicadeza andam juntos
A peça Husk da marca B&B, criada pela designer Patricia Urquiola, embora tenha estrutura rígida composta por plástico, é suavizada com série de almofadas, o que a deixa extremamente confortável. Embora não pareça, é giratória, o que aumenta a comodidade. A delicadeza da peça faz com que se adapte a qualquer ambiente, inclusive com sofá mais clássico.




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados