Cheirinho de Café

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Texto: Miriam Gimenes

Foto: Divulgação
A bebida mais famosa do mundo pode ser mais nutritivo do que se imagina. Foto: Divulgação

Ele é gostoso e tem um cheirinho irresistível. O café, que tem o seu dia nacional comemorado na terceira semana de maio, além de dar um toque a mais em qualquer refeição, proporciona muito mais do que uma bebida saborosa. Se acrescentado a receitas diárias, ele pode ajudar a prevenir várias doenças como diabetes no adulto, câncer de cólon, de fígado e de mama, além da doença de Parkinson.

A informação é da Abic (Associação Brasileira da Indústria do Café) após resultado de pesquisas realizadas no Brasil, Estados Unidos, Europa e Japão. Só que como todo alimento, deve ser ingerido com moderação: o ideal é de 3 a 4 xícaras por dia. E o que é melhor é que a iguaria não serve apenas para fazer a bebida, mas também sobremesas e até pratos salgados.

Segundo a barista da Pilão Márcia Matta, embora em diversos locais seja servido a versão expressa da bebida, o coado continua sendo a preferência nacional. “Mesmo com a valorização do café expresso, dentro e fora de casa, a cultura do café coado continua em alta, 93% dos apreciadores de café no Brasil costumam tomá-lo coado, em filtro de pano ou de papel.” A profissional disse ainda que dependendo do modo de preparo e do grão utilizado, o resultado final é diferenciado. Os filtrados, por exemplo, têm maior teor de cafeína que o expresso porque a água fica por mais tempo em contato com o pó.

Por isso, antes de iniciar qualquer receita, siga corretamente as dicas dadas pela profissional:

1. Atenção às medidas. A proporção ideal é 4 colheres de pó bem cheias (80g) para 1 litro de água. Lembre-se: café leve não é “chafé”. O principal erro é adicionar muita água na extração da bebida ou pouco pó para uma determinada quantidade de água.

2. Utilize sempre água pura e limpa, filtrada ou mineral.

3. A água deve ser apenas aquecida, numa temperatura entre 90 e 95°C. Ou seja, desligue o fogo, ao primeiro sinal de fervura. A água não pode ferver, pois a perda de oxigênio altera a acidez do café e volatiza seus aromas.

4. Cuidado ao guardar o pó de café. A embalagem fechada deve ser armazenada em um local fresco e limpo. Após aberta, é melhor conservá-la na geladeira, pois a baixa temperatura retarda a oxidação do pó. O café deve ser mantido longe de produtos químicos ou com odores fortes. Se a embalagem for do tipo “almofada”, é melhor descartá-la e colocar o pó em um pote hermético, conservando-o em geladeira. Agora, se a embalagem for a vácuo, você poderá mantê-la desde que esteja bem vedada.

5. Café na térmica nem sempre é bom. Isso porque o café mantém suas características de sabores e aromas no máximo 1 hora se armazenado em garrafa térmica, desde que não esteja adoçado.

6. Esqueça essa história de reaquecer o café. A bebida perde suas características originais de aroma e sabor ao ser resfriada e depois reaquecida.

7. Adoçar com açúcar, adoçante ou puro? Para saborear o café e perceber suas diferentes características e nuances devemos tomá-lo sem açúcar. Se fizer questão, nunca adoce durante o preparo e sim nas xícaras, de acordo com a preferência de cada um que irá beber.


RECEITAS

Canapés de Aliche e Cebola Roxa
(Pilão)


Ingredientes
300g de massa folhada laminada
2 gemas
500g de cebola roxa fatiada fino
4 colheres (sopa) de azeite
1/2 xícara (chá) de café
3 colheres (sopa) de aceto balsâmico
1 colher (chá) de tomilho
sal a gosto
16 filés de aliche escorridos e picados
20 azeitonas pretas picadas
4 colheres (sopa) de alcaparras
2 colheres (sopa) de alho frito

Modo de Preparo
Corte a massa em quadrados de 4cm, coloque-os em assadeiras forradas com papel-alumínio e pincele a gema sobre eles. Leve ao forno preaquecido em temperatura média (200ºC) por cerca de 30 minutos ou até dourar. Deixe esfriar. Refogue a cebola no azeite até começar a dourar e junte o café, o aceto balsâmico, o tomilho e sal. Deixe secar todo o líquido e coloque a cebola sobre a massa, seguida do aliche, das azeitonas pretas, das alcaparras e do alho. Sirva a seguir.

Rendimento: 15 porções
Tempo de Preparo: 50 minutos



Esfiha de Escarola e Castanha-do-Pará
(Pilão)

Ingredientes:
Massa
1/2 xícara (chá) de iogurte natural de consistência firme
1/3 de xícara (chá) de café
1 tablete de fermento biológico (15g)
1 xícara (chá) de farinha de trigo branca
1 colher (sopa) de margarina
1 ovo em temperatura ambiente
sal a gosto
1 xícara (chá) de farinha de trigo integral
 

Recheio:
2 colheres (sopa) de azeite
3 colheres (sopa) de cebola picada
2 dentes de alho amassados
1 maço de escarola fatiada
3 colheres (sopa) de castanha-do-Pará picada bem fina
1/3 de xícara (chá) de uvas-passas claras


Modo de Preparo:

Massa
Coloque o iogurte em um coador de café com filtro e deixe escorrer o soro por 2 horas. Reserve. Misture o café com o fermento até dissolver e acrescente duas colheres (sopa) de farinha de trigo branca. Mexa bem e deixe descansar por 30 minutos, coberto e em local quente para formar a esponja. Acrescente com a margarina, o iogurte sem o soro, o ovo, sal e o restante da farinha de trigo branca. Vá adicionando a farinha de trigo integral, aos poucos, sovando bem, até a massa desgrudar das mãos. Cubra e deixe crescer até dobrar o volume.

Recheio:
Aqueça o azeite e frite a cebola e o alho. Junte a escarola e refogue até murchar. Misture a castanha-do-Pará e desligue. Espere esfriar. Abra a massa com um rolo e corte em triângulos. Coloque uma porção da escarola e algumas uvas-passas. Feche as esfihas, unindo as pontas. Coloque-as em uma assadeira forrada com papel-alumínio e leve ao forno preaquecido em temperatura média por 30 minutos. Sirva quente ou fria.

Rendimento: 8 porções
T



Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados