Feijão nosso de cada dia

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Christiane Ferreira

Foto: Nário Barbosa
Você sabia que o feijão nosso de cada dia evita que sintamos fome antes da hora? Foto: Nário Barbosa

Você sabia que o feijão nosso de cada dia – parceria imbatível com o arroz – evita que sintamos fome antes da hora? Por possuir fibras, a leguminosa faz com que o carboidrato seja absorvido lentamente pelo organismo e mantenha por mais tempo a glicemia, quantidade de açúcar no sangue.

Uma colher de sopa de 17 g possui  12 Kcal. Mas não se engane: delícias como baião de dois – mistura de feijão-de-corda com manteiga, carne-seca, linguiça e queijo –, ou virado à paulista – feijão cozido com farinha e carnes de porco – são bastante calóricas. A cada 100 gramas 138 Kcal e 242 Kcal, respectivamente.

Para deixar o preparo do feijão mais saudável, a nutricionista Rachel Zoccarato, da Clínica Andrezza Botelho Nutrição Inteligente, sugere utilizar azeite extravirgem, substituir bacon e linguiça (paio) por folhas de louro e adicionar farinha de linhaça. Os benefícios são muitos: possui aminoácidos essenciais, aqueles que  ajudam a compor pele, cabelo, unhas, musculatura, células do sistema imunológico e hormônios. Há contraindicações para pessoas que têm flatulência ou problemas de gota.

E feijão é o que não falta, mas todos têm algo em comum, como proteínas, minerais e ferro. No entanto, cada um apresenta um tipo de propriedade nutricional que o diferencia dos demais. O azuki, por exemplo, fermenta menos por ser de fácil digestão e é diurético.

Dados do IBGE apontam redução no consumo per capita de feijão: de 2003 a 2009 passou de 24 quilos para 14 quilos. Rica em diversas iguarias com a leguminosa, a culinária brasileira pode render pratos pra lá de saborosos. Confira algumas receitas a seguir.
 

Salada de feijão branco e bacon
(Chef Eliane Carvalho – Brie Restô)


Rendimento: 4 porções

Ingredientes:  4 xícaras (chá) de alface romana; 1 xícara (chá) de feijão branco cozido; 1 xícara (chá) de cubinhos de bacon frito; 2 batatas cortadas em rodelas; 2 ovos em rodelas. Molho – ½ xícara (chá) de azeite; 1 colher (sopa) de suco se limão; 1 colher (sopa) de mostarda de Dijon; 2 colheres (sopa) de cebolinha verde picadinha; sal; pimenta-verde moída na hora.

Modo de preparo: 

Corte as folhas da alface grosseiramente com as mãos. Adicione o feijão cozido e o bacon, colocando-os no centro de uma baixela. Contorne com as rodelas de batatas sobrepondo com as rodelas de ovos. Molho – Numa tigela, coloque o azeite, vá batendo e adicionando o suco de limão, a mostarda de Dijon, a cebolinha verde e tempere com sal e pimenta. Deixe gelar a salada e o molho separadamente. Na hora de servir regue com o molho e sirva.
 

Cuscuz de feijão com calabresa e banana da terra frita
(Chef Eliane Carvalho – Brie Restô)


Rendimento: 6 pessoas

Ingredientes: 2 xícaras (chá) de feijão-fradinho cozido; 1 xícara (chá) de cuscuz crua (grão de trigo cru); ½ tablete de caldo de carne; 1 xícara (chá) de linguiça calabresa em cubinhos; 1 xícara (chá) de bacon em cubinhos; 1 xícara (chá) de caldo do cozimento do feijão; ½ xícara (chá) de água; 2 bananas-da-terra maduras cortadas em rodelas; 4 colheres (sopa) de cebolinha verde picada; 2 colheres (sopa) de cebola picada; 3 dentes de alho moído; 3 colheres (sopa) de suco de limão; 2 colheres (sopa) de pimentão verde picadinho

2 colheres (sopa) de pimentão amarelo picadinho; 3 colheres (sopa) de azeite; sal; pimenta-verde moída na hora; óleo para fritar. Para decorar: ½ xícara (chá) de ervilha; 6 ovos de codorna cozidos; couve fatiada.

Modo de preparo:

Cozinhe o feijão com pouca água para aproveitar ao máximo o caldo do cozimento. Separe uma xícara desse caldo, aqueça e dilua o caldo de carne. Reserve. Frite os cubinhos de bacon e enxugue bem com papel toalha. Reserve. Frite os cubinhos de calabresa na mesma gordura onde fritou o bacon, enxugue bem e reserve. Frite as rodelas de banana-da-terra em óleo limpo e reserve. Numa panela com azeite, doure a cebola e o alho, acrescente os pimentões, doure mais um pouco, adicione o caldo de feijão e a água, cozinhe por uns minutos, acrescente a farinha de cuscuz e vá mexendo aos poucos. Adicione o bacon e a calabresa, o suco de limão e o feijão. Se for preciso adicione mais um pouco de farinha de cuscuz. Acerte o sal, adicione a pimenta-verde e a cebolinha verde. Unte uma fôrma de furo central com azeite, distribua as rodelas de banana frita para decorar e contorne cada rodela com ervilhas. Coloque o cuscuz em colheradas para não estragar a decoração. Pressione bem o para que o cuscuz fique bem certinho na hora de virar. Fatie a couve o mais finamente possível e passe ligeiramente numa frigideira com azeite. Reserve. Vire o cuscuz em um prato, decore com a couve fatiada e as metades dos ovos de codornas cozidos. Sirva quente acompanhado de arroz branco.
 

Feijão preto com legumes
(Chef Dayse Paparoto – Chácara Itaí)


Rendimento: 4 porções

Ingredientes: 50 g de abóbora cortada em cubos; 50 g de cenoura cortada em cubos; 50 g de batata doce cortada em cubos; 50 g de mandioquinha cortada em cubos; 2 colheres (sopa) de cebola picada; 2 colheres (sopa) de alho picado; 50 ml de azeite; 1 folha de louro; 1 punhado de tomilho; 300 g de feijão-preto.

Modo de preparo: 

Coloque o feijão de molho de um dia para o outro, depois cozinhe. Refogue todos os ingredientes, tempere com sal e pimenta a gosto e misture ao feijão. Deixe engrossar. Sirva em seguida.


Baião de dois
(Chef Olivier Anquier)


Rendimento: 6 porções

Ingredientes: 1 kg de feijão-de-corda; 200 g de linguiça calabresa; 300 g de queijo coalho; 250 g de arroz pronto; 1 maço de coentro; 1 maço de cebolinha; 250 g de carne-seca cozida e desfiada; manteiga de garrafa a gosto; 200 g de bacon; 4 dentes de alho; 1 cebola grande; sal a gosto.

Modo de preparo:

Coloque o feijão para cozinhar em água. Quando estiver cozido tempere com bacon, alho, cebola e manteiga de garrafa. Frite em uma frigideira a linguiça já picada. Vá acrescentando arroz, feijão (sem o caldo), carne-seca, queijo coalho, manteiga de gar



Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados