Diversão morro acima

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Eliane de Souza

Foto: Divulgação
Destinos serranos se preparam para receber turistas na estação mais charmosa do ano. Foto: Divulgação

O outono mal começou a colorir o chão com as folhas secas típicas da estação e a expectativa para o inverno já justifica a procura pelo destino ideal. Com a proximidade do feriado prolongado de Corpus Christi, entre 23 e 26 de junho, vale colocar casacos e cachecóis na mala e partir para curtir a estação mais charmosa do ano. Há tanto lugares românticos, servidos de pousadas com hidromassagem e lareiras, quanto de badalação, como as ruas de Capivari, em Campos do Jordão, onde o esporte preferido é olhar e ser visto.


Campos do Jordão (SP)
A cidade para lá de charmosa torna-se ainda mais especial. A menos de 200 quilômetros da Capital, pode ser facilmente acessada de carro. Aliás, carrões desfilam por ruas arborizadas e os espaços das calçadas são divididos entre pedestres e mesinhas de bar. Os paulistanos vestem suas melhores roupas para lotarem lojas sazonais de grifes de luxo, baladas, restaurantes e hotéis que triplicam seus valores na alta temporada. A possibilidade de encontrar o termômetro marcando quase zero grau é convite à boa mesa, com opções como chocolates e fondues. O Festival de Inverno de Campos do Jordão é, sem dúvida, o evento mais esperado: o calendário se estende por todo o mês de julho com apresentações de música erudita.


Visconde de Mauá (RJ)
A encantadora Visconde de Mauá, no Rio de Janeiro, está a apenas 300 quilômetros de São Paulo e é boa opção para ficar em pousada romântica e comer em restaurante estrelado. Os vilarejos de Visconde de Mauá, Maringá e Maromba compõem a cidade e são interligadas por estradas de terras bastante esburacadas, mas há a opção de  circular em quadriciclos, buggies e bicicletas.

A Pedra Selada é uma das principais atrações. Nos primeiros 40 minutos, a trilha é fácil e bem aberta. Depois disso, a caminhada por mais de duas horas de mata fechada e terreno íngreme pede bom condicionamento físico. Do alto da pedra, impressiona a vista de 360 graus de vales e montanhas. Todo o trajeto fica em propriedade privada com estacionamento cobrado.

Quem procura por belas paisagens também deve incluir no roteiro passeio pelas Cachoeiras Gigantes. As quedas de Paiol (90 metros), Brumado (120 metros) e 5 Estrelas (200 metros) – a única com poço para banho – formam um espetáculo de águas.


Monte Verde (MG)
É o destino ideal para pombinhos apaixonados. O distrito de Camanducaia é tomado por pousadas com banheira de hidromassagem e lareira. Em 2008, Monte Verde ganhou o título de melhor destino de inverno do Brasil e, em 2009, o de cidade mais romântica. Está entre os pontos mais altos da Serra da Mantiqueira e, no inverno, tem temperatura média de 4ºC. Se for possível abrir mão do aconchego dos cobertores, a Serra da Mantiqueira é propícia para atividades ao ar livre. Do fim da Avenida das Montanhas partem trilhas até os melhores mirantes da cidade. Algumas caminhadas são curtas. Em 30 minutos chega-se à pedra do Chapéu do Bispo ou à Redonda.


Gramado (RS)
É impossível pensar em Gramado sem fazer alusão ao frio e aos chocolates artesanais. Um dos principais destinos de inverno do País oferece sequências de fondues, vinhos, atrativos naturais e gente bonita. Além do clima, atrai pela aura europeia, resultado da vinda de imigrantes alemães e italianos no início do século 20. Os traços da colônia estão presentes na arquitetura e nas fartas mesas dos restaurantes que servem o tradicional galeto com massa. A boa mesa não é o único atrativo na Serra Gaúcha. O Kur Estação das Águas oferece ao público mais de 15 salas para tratamentos relaxantes e dermatológicos, além da estação das águas e o circuito de banhos térmicos de lodo e de sal, com jatos e correnteza.


Domingos Martins (ES)

Para catapultar o turismo local, os investidores aproveitam o relevo montanhoso – 90% do território fica acima dos 500 metros. Em 2010, a operadora de trens turísticos Serra Verde Express, por exemplo, instalou em Domingos Martins uma das estações do passeio Trem das Montanhas Capixabas. Além disso, o rafting no Rio Jucu está de volta e novos roteiros focados em produtos rurais pipocaram ao longo da BR-262. A pedra Azul, principal atração, é coberta de líquens que mudam de cor de acordo com a incidência do sol. Para chegar perto dela, é só encarar uma das cinco trilhas do parque, que levam a lugares como piscinas naturais formadas no pico da pedra por ação das chuvas.




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados