Decoração

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Raquel de Medeiros

Foto: Andrea Iseki
O verde e o amarelo são a nova aposta para paredes. Foto: Andrea Iseki

Flores para enfeitar
 
Flores são capazes de mudar o ambiente. Deixam a sala mais aconchegante, a cozinha alegre e dão vida aos cantos esquecidos da casa. Nas estações mais frias, o melhor é optar pelas que não gostam de calor, como a tulipa. “É flor de inverno, que normalmente começa a abrir a partir de maio e vai até a primeira semana de setembro”, afirma o floricultor, Yo Kido. A planta, originária da Turquia, tornou-se conhecida quando começou a ser produzida na Holanda.

Na hora de fazer um arranjo, a dica é usar garrafas como base. “Vale a de refrigerante ou até de leite de coco e fica muito elegante com duas ou três flores”, sugere Yo Kido. A tulipa pode durar até uma semana. Cravos verdes e coloridos, produzidos recentemente no País, são ótimos para enfeitar mesas. Para isso, é necessário base floral (espécie de espuma) em que as flores são espetadas, formando um buquê. Outra opção é formar um ramalhete, prendê-lo com fita ou borracha e fixá-lo em um vaso de vidro. Tem duração de 14 dias.

Para que os enfeites durem por mais tempo, é só cortar cerca de um centímetro das extremidades dos cabinhos e trocar a água a cada dois dias.

 
À brasileira
 
O verde e o amarelo são a nova aposta para paredes. Podem aparecer em tons mais cítricos como o verde-limão e o amarelo-canário ou mais fechados, como sugere a design de interiores Vivian Calissi. “Tenho usado muito verde-abacate, amarelo-ovo e até roxo nos projetos, separadamente. E juntas gosto de misturar bege-escuro (como café com leite), cinza-claro e marrom-fechado.” Para quem não gosta de ousar, a dica é manter tons neutros nos cômodos e usar as cores fortes em detalhes como obras de arte, luminárias e outras peças decorativas.

O preto e branco não saem de moda. A cor é sofisticada e dá sensação de profundidade. “Combina com todas as outras cores como bege, marrom e cinza”, explica a especialista.

 
Papel de parede e texturização
 
A textura, usada por muito tempo como forma de decorar paredes, está perdendo espaço. Hoje, o mais indicado por especialistas é o papel de parede, que é muito mais moderno. Em ambientes mais minimalistas, é uma excelente alternativa como contraponto. Neste caso, a dica é ousar em desenhos e estampas mais marcantes.


Banheiro e Cozinha
 
O tradicional azulejo tem sido trocado na decoração de banheiros e cozinhas por papéis de parede também. A marca francesa Elitis fabrica um que é próprio para ambientes úmidos, já que tem características antidesbotamento, antimofo e dá um clima de sala de banho ao banheiro. Pastilhas de vidro e materiais naturais, como madeira e mármore, também são muito bem-vindos.




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados