Um doce de macarrão!

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Raquel de Medeiros

Em vez de preparar o tradicional macarrão ao molho sugo no domingo, que tal inovar? A consultora gastronômica, Ana Maria Ruiz Tomazoni, testou e aprovou algumas receitas inusitadas de macarrão doce. A especialista afirma que vale a pena testar: “Fica uma delícia, ninguém acredita que as iguarias são feitas de macarrão”. A massa há muito tempo faz parte da mesa do dia-a-dia dos brasileiros. “O Brasil é o terceiro maior consumidor do mundo. Só perde para a Itália e para os Estados Unidos”, afirma Claudio Zanão, diretor-presidente da Abima.

Versátil, prático e também econômico, está presente nos mais diversos cardápios, dos mais simples aos mais sofisticados. “Existem mais de 30 espécies. Há os próprios para sopa, como o conchinha, o ave-maria, o de letrinhas e o pai-nosso. Os curtos, muito usados com molhos cremosos e a base de vegetais, tomates e verduras, como o penne, o fusili, o gravatinha, conchiglie e ainda os longos, bom para molhos mais líquidos, como o espaguete, o linguine, o tagliarini, entre outros”, avisa a consultora gastronômica, Ana Maria Ruiz Tomazoni.
 
É bom lembrar, ao contrário do que muitos pensam, o alimento é pobre em gorduras. “O macarrão de sêmola tem apenas 110 calorias e o de ovos tem 120”, explica a especialista. Portanto, até mesmo quem está controlando as calorias das refeições, pode inserir o macarrão na dieta. “O importante é combinar a massa com molhos com pouca gordura. Se for usar leite, melhor optar pelo desnatado, assim como se for acrescentar queijo, melhor escolher o branco ou mesmo a ricota”.
Como regra geral a orientação de preparo é de 80 a 100g por pessoa. Além disso, é importante usar água abundante para o cozimento: cerca de um litro para cada 100g. Nas receitas doces, nem sempre ele é cozido, às vezes, é simplesmente frito com um pouco de manteiga.
 
Mas atenção! O macarrão doce é uma combinação mais calórica do que a opção salgada, já que sempre é servido combinado com alimentos com mais açucarados, como chocolate, doce de leite, sorvete e chantilly.
 
 
Barrinhas de macarrão com chocolate e doce de leite
(por Ana Maria Ruiz Tomazoni)
 
Rendimento: 45 porções
Grau de dificuldade: médio
Tempo de preparo: 30 minutos
Microondas: sim
Freezer: não
 
Ingredientes: 400g de chocolate branco picado; 150g de doce de leite pastoso; 5 colheres de sopa de leite (quente); 1 ½ xícara de macarrão cabelo de anjo ou aletria (150g); 1 colher de sopa de manteiga ou margarina (15g). Para a decoração: 300g de chocolate meio amargo derretido (frio) e 100g de chocolate branco derretido (frio).
 
Modo de Preparo: Quebre o macarrão cabelo de anjo (bem miúdo). Em uma frigideira coloque a manteiga e frite o macarrão até dourar. Reserve. Derreta o chocolate branco, em banho-maria ou microondas, na potência média por 4 minutos, mexendo na metade do tempo, até torna-lo bem liso junte o leite quente o doce de leite e misture bem, deverá ficar cremoso. Acrescente o macarrão frito. Despeje em uma assadeira (20 cm X 30 cm), forrada com papel manteiga, e alise com espátula. Leve à geladeira para adquirir consistência. Com uma espátula espalhe uma camada de chocolate meio amargo, derretido e frio por cima. Leve à geladeira para secar por cerca de 3 minutos. Desenforme sobre uma tábua, retire o papel manteiga e espalhe novamente outras camada de chocolate meio amargo (derretido e frio). Alise bem, com um cone de papel ou saco plástico e decore com o chocolate branco derretido e frio, fazendo arabescos. Leve à geladeira para secar. Corte com uma faca aquecida quadrados, do tamanho desejado.
 
 
Pudim de Macarrão Doce e Frutas
(por Ana Maria Ruiz Tomazoni)
 
Rendimento: 8 porções
Grau de dificuldade: médio
Tempo de preparo: 60 minutos
Microondas: sim
Freezer: sim
 
Ingredientes: 3 pacotes de 80g de macarrão instantâneo; 4 ovos inteiros (tipo grande); suco de um limão grande (70 g); suco de uma laranja grande (200 ml); 1 xícara (chá) de farinha de trigo (140g); 1 xícara (chá) de açúcar (200g); 1 colher (chá) de canela em pó; 1 colher das (chá) de baunilha em pó; 1 xícara (chá) de ameixas pretas (100g); 1 xícara (chá) de damascos turcos amolecidos em água morna e picados (130g); 1 xícara (chá) de uvas passas secas (100g); 1 colher (sopa) de fermento em pó e margarina para untar.
 
Modo de preparo
Numa panela, cozinhe o macarrão instantâneo  por 3 minutos, em abundante água fervente com 1 colher de café de sal e ½ xícara de açúcar. Coloque-a num escorredor e jogue água fria, para interromper o cozimento. Num recipiente grande, junte a massa com os demais ingredientes: os ovos inteiros (batidos ligeiramente), os sucos das frutas, as especiarias: canela, baunilha, as frutas secas e o fermento, misturando tudo muito bem. Coloque tudo numa fôrma untada com margarina  e asse em forno pré-aquecido, a 200ºC por cerca de 50 minutos, até que adquira um tom dourado. Para servir, acompanhe com calda cítrica e chantily ou sorvete.
 
 
Mousse de Frutas com Parafuso
(por Ana Maria Ruiz Tomazoni)
 
Rendimento: 10 a 12 porções
Grau de Dificuldade: Fácil
Tempo Preparo: 60 minutos
Freezer: sim
Microondas: sim
 
Ingredientes: Sorvete: 1 lata de leite condensado; 2 latas medida de leite; 3 colheres de sopa de amido de milho; 5 gemas peneiradas; 300 g de polpa de fruta congelada ou outra fruta natural batida; 5 claras em neve; 5 colheres de sopa de açúcar; 1 lata de creme de leite sem o soro e 1 envelope de gelatina incolor dissolvido em ½ xícara de água.Cobertura: 1 ½ xícara de chá de leite ou água; 200g de polpa de fruta ou 1 xícara de chá de fruta fresca; 1 colher de café de amido de milho e açúcar a gosto. Macarrão: 200g de macarrão parafuso; 1 pau de canela; 2 litros de água; ½ xícara de chá de açúcar; 300g de chocolate branco; 100g de chocolate ½ amargo.
 
Preparo do mousse: faça um creme com o leite condensado, as gemas, leite, polpa da fruta, amido de milho, mexa bem até ficar cremoso. Retire do fogo e deixe esfriar. Coloque a gelatina incolor. Bata as claras em neve em


Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados