Menopausa e sexo

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Laura Müller

Por volta dos 50 anos, a menopausa chega. E traz série de mudanças. É a fase em que a mulher para de menstruar e, portanto, chega ao fim o seu período reprodutivo. Simples, não? Trata-se apenas do curso natural.

No entanto, muita gente sofre nesse período.

Há questões físicas e emocionais que se alteram. As principais são:

1. No corpo, os hormônios proporcionam ondas súbitas de calor, palpitações no coração, insônia, fadiga, lapsos de memória, tontura, dores nas juntas, na musculatura e de cabeça, inchaço, distúrbios digestivos, aumento de peso, queda de cabelo, alterações na pele etc.

2. Nas emoções, pode ocorrer o seguinte: mais irritação, tensão, ansiedade e tristeza, assim como oscilações de humor e presença acentuada de medos e temores variados, entre outros.

A dica é ir ao ginecologista para verificar as possibilidades de tratamento que amenize os sintomas. Muitas vezes é o caso de procurar um psicólogo para lidar com as questões emocionais.

E como fica o sexo? Também muda. Mas não necessariamente para pior. O segredo, talvez, seja o que você sente e pensa em relação à transa: conceitos, ideias, crenças e valores vão para a cama com você.

E há quem acredite que sexo é coisa só de jovem: que quando a menopausa chega, é hora de encerrar a atividade sexual. Na Idade Média essa ideia fazia sentido, pois a prática só era permitida para a reprodução.

Mas isso mudou há séculos. 

Só que quem vai para a cama na menopausa, muitas vezes não se sente à vontade para transar como antes. Ocorrem, sim, modificações na região vaginal, que levam muitas vezes à dificuldade de lubrificação, dor na penetração e alterações no prazer e no orgasmo. Mas para tudo dá-se um jeito: pode-se usar lubrificante à base de água; optar por outras posições mais confortáveis; encontrar outros jeitos de transar; adaptar-se ao seu novo ritmo de sentir prazer e chegar ao clímax.

Ou seja, é preciso mudar para ser mais feliz na cama na menopausa. Em especial, a cabeça: abrir-se às mudanças e deixar o preconceito de lado. Vale a pena experimentar!




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados