Pitadas de tradição

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Raquel de Medeiros

Foto: Divulgação
Aprenda a fazer pratos da culinária árabe. Foto: Divulgação

Não há dinheiro que pague os segredinhos gastronômicos passados de geração em geração, que fazem perpetuar o sucesso de pratos tradicionais da culinária árabe, como o tabule, o quibe, a coalhada seca e o hommus, entre outras delícias de Alá. Falamos “comida árabe”, porém, a maioria dos pratos consumidos aqui no Brasil não vem da Arábia Saudita ou dos Emirados. São, na verdade, de origem síria ou libanesa, embora a comunidade de língua árabe abranja 22 países.

O restaurante do chef Samir Cauerk Moysés recebe influência direta do Líbano. As receitas vieram com o avô, que chegou ao Brasil no início dos anos 1900. Mesa farta é tradição. “Como os libaneses sofreram muito com a guerra, têm o hábito da fartura. É quase uma falta de educação oferecer apenas um prato para a visita. Geralmente são oito ou dez receitas diferentes”, diz.

O tempero é o grande destaque da culinária na opinião do chef Benon Chamilian. “É uma mistura feita à base de canela, pimenta-do-reino e colorau, entre outras especiarias”, explica. Há ainda a pimenta síria, o sumek, o zattar e o hortelã. Outro condimento que faz toda a diferença é o tahine, feito de gergelim, e que é muito utilizado na produção das pastas. O quibe é destaque, mas até quem não gosta de carne aprecia a culinária, que contém diversas opções de legumes e grãos.

Charutinhos de folha de uva

(Restaurante Folha de Uva)

Ingredientes:

½   kg de folhas de parreira
1 colher de sopa de manteiga
½   kg de carne bovina moída
200 g de arroz
Pimenta síria, alho, sal e óleo
 
Modo de preparo:
Misture o arroz com carne moída, manteiga, pimenta árabe e sal.
Ferva as folhas em água  para amaciar. Abra cada folha em cima de uma mesa, coloque o recheio (arroz e carne moída), dobre as pontas para dentro e enrole a folha.
Forre uma panela com as folhas ‘feias’ ou que seriam descartadas, monte os charutinhos em forma circular deixando um espaço central. Complete a panela com água e sal; cubra os charutinhos com um prato (usado como peso) e deixe cozinhar.
Quando os charutinhos estiverem cozidos, esprema limão a gosto e coloque uma colher de manteiga.


Hommus
(Restaurante Baruk)

Ingredientes:
160 g de grão-de-bico / 125 g de tahine / 1 dente de alho / 1 colher de sopa de suco de limão

Modo de preparo:
Deixe o grão-de-bico de molho, coberto por água, por uma noite. Cozinhe por 45 minutos. Escorra. Bata no liquidificador com uma xícara de água. Reserve. Amasse o alho com uma pitada de sal até virar uma pasta. No liquidificador, junte o alho, o tahine, o limão e o grão-de-bico até que se forme um creme liso.


Tabule
(Chef Benon Chamilian)

Ingredientes :
1 maço de salsinha /
100 g de tomates cortados
em cubos / 30 g de trigo
fino para quibe / 50 ml
de limão / 30 ml de azeite /
5 g de sal / 2 g de pimenta
síria / 50 g de cebola
picada / Folhas de dois
talos de hortelã / Folhas
de alface para decorar

Modo de Preparo :
Coloque o trigo em uma tigela e cubra de água. Reserve para hidratar por mais ou menos por dez minutos.

Corte a salsinha finamente (um corte só) e também a cebola. Em uma tigela, ponha os tomates picados, a cebola, a salsinha, o trigo já hidratado, sal, limão e pimenta síria. Misture delicadamente, decore a travessa e sirva.




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados