Unhas: cada vez mais opções

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Miriam Gimenes

Foto: Divulgação
 Pesquisa aponta que mulheres as fazem duas vezes por semana e homens reparam nisso. Foto: Divulgação

Chic, Vermelho de Guerra, Rock´n´ Roll, Militar, Metal Glam e Star. Se você sabe o que corresponde pelo menos três desses nomes pode considerar-se antenada no que diz respeito a esmaltes. Estes são os novos tons de algumas das marcas mais vendidas no Brasil e fazem parte das coleções de outono e inverno. Para atender o boom deste mercado, as empresas têm trabalhado forte na criação de esmaltes. Melhor para as consumidoras, que têm uma cartela enorme de cores à disposição quando fazem as unhas.

Pesquisa recente feita pela Mundial Impala e Instituto TNS aponta que as mulheres estão cada vez mais preocupando-se com a aparência das mãos e pés. Segundo a gerente de marketing da marca, Luciana Laurito, a maioria das entrevistadas diz que vai duas vezes por semana à manicure. “A indústria acordou para essa oportunidade e está oferecendo mais produtos no mercado”, acrescenta a especialista, ressaltando um lançamento que promete dar o que falar: o esmalte com efeito 3D.

O processo de criação de uma cor como esta demora de seis a nove meses. Isso porque as coleções são inspiradas na moda lançada no Exterior – assim como acontece com as roupas. Cria-se então o novo tom de forma que não imite nenhum existente no mercado, o que envolve minucioso trabalho de pesquisa. Em seguida são feitos testes pela Anvisa  (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), órgão que regulamenta o setor, e assim que aprovado lança-se o produto. O resultado? Uma explosão de cores.


DADOS
A democratização do esmalte é um fator que agrada a todos os tipos de mulher. Segundo Luciana, embora muitas ainda prefiram o vermelho (26%) e as cores claras (34%), tons ousados como laranja, roxo ou azul (preferidos por 16% das entrevistadas) também têm aceitação no mercado.  A procura é tanta que antes eram lançadas apenas duas coleções ao ano. Agora são quatro.

E quem pensa que os homens não ligam para este tipo de artifício estético está enganado. Dos ouvidos na pesquisa, 67% acham importante o aspecto das mãos e pés e 37% deles preferem os tons de vermelho. “Mais da metade dos homens prefere cores ousadas”, conclui a especialista.

É importante, também, ter produtos próprios – mesmo as que fazem as unhas nas manicures – para evitar doenças. A maioria das mulheres sabe como os alicates são higienizados, mas 33% ainda não têm ciência de que, se não forem limpos corretamente, podem transmitir doenças como a Aids, por exemplo.




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