Dieta de solteiro

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Alessandra Nunes

No mês em que comemoramos o Dia dos Pais, é importante lembrar dos solteiros. Eles vêm de uma geração que assume e compartilha os cuidados com os filhos, mas que não está disposta a dividir o teto com mais ninguém. E em toda casa de solteiro as esco­lhas alimentares muitas vezes ficam a desejar. A seguir, listo dicas que simplificam a vida de quem precisa cuidar de tudo sozinho.

1 – Planeje: Com lista é mais fácil fazer escolhas saudáveis nas prateleiras do supermercado, evitando compras desnecessárias e tendo a possibilidade de optar por alimentos frescos (não caia na tentação dos instantâneos e semiprontos).

2 – Congele: Invista no processo de cozinhar como um hobby. Para otimizar tempo e garantir refeições saudáveis, tire um dia para congelar alimentos como carnes, sopas, feijão e arroz. Separe em porções. Existem empresas especializadas em mão de obra diária. Se não tem talento para cozinhar, que tal contratar alguém?

3 – Invista em sanduíches saudáveis: Dá para trocar refeição por um sanduíche saudável. Para isso, esqueça os nuggets, hambúrgueres e salsichas. Invista em recheios como queijo branco, atum e carne moída; use pães integrais e não esqueça de incluir hortaliças.

4 – A moda é marmitar: Além de ser opção econômica, é alternativa saudável. Ao prepará-la, além do arroz e feijão, dê preferência para assados e cozidos. A salada deve estar sem tempero e ser colocada em recipiente separado.

5 – Invista nos omeletes: Já que os ovos saíram da posição de vilão para a de mocinho, na correria nada mais prático do que fazer omelete ou ovo mexido.

6 – Não abra mão das saladas: Morar sozinho não é desculpa para não fazer feira. Hoje existem empresas que entregam a feira semanal em casa. Procure guardá-las sempre na parte de baixo da geladeira para que durem.

7 – Massas sim, mas não todo dia: Por ser de rápido preparo, é o prato eleito por nove entre dez solteiros. Procure não consumir massa mais do que três vezes por semana. Use molho com baixo teor de gordura (tomate) e fuja das massas instantâneas.

8 – Não esqueça dos iogurtes: Além de ser importante fonte de cálcio e vitamina D, iogurte é ótimo aliado para os lanches intermediários. Basta acrescentar fruta ou cereal e terá lanche nutritivo e saudável.

9 – Menos guloseimas e mais frutas: Casa de solteiro é o paraíso das guloseimas. Não precisa deixar de comprar docinhos que alegram a vida, mas não abra mão das frutas. O baixo consumo de frutas leva ao aumento do apetite por substâncias doces. Opte pelas desidratadas, sem adição de açúcar (damasco, ameixa, banana e passa).

10 – Ok, a preguiça bateu: Vamos comer fora! Mesmo assim, vá em restaurantes com menus saudáveis.




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados