Pele fresca

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Raquel de Medeiros

Pode parecer pura frescura, mas a água termal é excelente para a pele da mulher brasileira que, geralmente, é mais oleosa. Enriquecida pelos minerais das rochas, tem ação calmante e pode ser usada no lugar da loção hidratante.

Ainda não há muitas opções de águas termais produzidas no Brasil, mas é possível encontrar diversas marcas importadas. A maneira correta de usar é após a limpeza e antes da aplicação de qualquer outro creme ou mesmo o protetor solar. “O ideal é usar duas vezes ao dia, de manhã e à noite”, explica a professora de Dermatologia da Universidade de Santo Amaro Thais Pepe.

No verão, com a transpiração, o corpo acaba perdendo substâncias importantes, como sódio, magnésio e potássio, e a água é excelente aliada para refrescar e renovar a pele. Por isso, a dica é ter sempre uma dentro da bolsa de praia. “Pode ser usada várias vezes, sempre que for reaplicar o filtro solar”, diz.


PODER DOS ALIMENTOS

Ficar bonita pode ser mais fácil e barato do que você imagina. Isso porque, diferentemente do que muita gente pensa, a beleza não está somente nos frascos coloridos nas prateleiras das farmácias e perfumarias, mas também na cozinha!

“Para que se tenha uma pele bonita e sedosa, uma unha rija e elegante, bem como cabelos fortes e saudáveis, o segredo é ingerir alimentos ricos em proteína, uma vez que a função desse macronutriente é fornecer material para a construção e a reparação dos tecidos, que diariamente se perdem através do suor e da descamação da pele“, orienta a nutricionista Vanessa Pimentel. A substância pode ser encontrada em carnes, aves, peixes, ovos, leite, queijos, iogurte e leguminosas, como feijão, ervilha, grão-de-bico e soja.

Pele acneica, cabelos e unhas quebradiços podem significar que seu corpo está com falta de zinco. Por isso a dica é comer carnes, ovos, peixes, fígado e cereais.
Contra lábios rachados, unhas e cabelos quebradiços, uma das soluções é consumir mais ferro. “Atua na formação dos glóbulos vermelhos e é essencial para o transporte de oxigênio“, diz a especialista. Dentes bonitos precisam de cálcio. Coloque na dieta mais leite e derivados, carnes, peixes e vegetais verde-escuros.


JOVEM JÁ!

Envelhecer não é só questão de tempo. Mas também de atitudes nada saudáveis que se refletem, com o passar dos dias, na pele. “Há o envelhecimento intrínseco, que ocorre com o avanço da idade, e o extrínseco, dos hábitos do dia a dia”, explica a dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia Adriana Alves Ribeiro.

O primeiro passo é higienizar a pele. Dormir com rosto cheio de maquiagem e impurezas nem pensar. “Jovens devem adotar antioxidantes e protetor solar oil free. As maduras podem contar com o benefício dos ácidos. “Os ideais são o retinoico e o glicólico. Há também o retinol, que é mais fraco.” Devem ser usados à noite, antes de dormir.

Os nutricosméticos, pílulas de beleza em cápsulas, também têm bom efeito para a pele.




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados