Conforto e beleza na sala de estar

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Eliane de Souza

Foto: Andréa Iseki
Sofás grandes são convenientes para casas com muitos moradores. Foto: Andréa Iseki

O sofá que faz sucesso na casa de celebridades, nas revistas de decoração e nas vitrines nem sempre convém para a sua casa. Mais do que beleza ou destaque na última feira de Milão, o conforto deve ser prioridade na hora de eleger o modelo ideal para a sua sala de estar, de visitas ou para o home theater.
 
Os arquitetos Marcos Biarari e Marcos Contrera recomendam atenção quanto à finalidade do móvel. “Um sofá para sala de estar ou de visitas que não tenha televisão, geralmente, tem estrutura mais dura, para que seja possível manter a postura com corpo reto. Bem diferente de um para home theater ou espaço mais íntimo, em que o ideal é se esparramar”, explica Biarari.
 
A decoradora Ana Maria Góes informa que é a tensão da percinta – mola ou sistema de amortecimento – que determina o quanto o móvel é confortável.
 
Os modelos são variados. Há de dois ou três lugares, em L, com chaise, além de poltronas e cadeiras. A dupla de arquitetos diz que a escolha depende do número de moradores da casa, ou se a família recebe muitas visitas. O ideal é que seja utilizado um sofá com mais lugares e poltronas independentes. “Mas se a casa está sempre cheia de gente, vale o investimento em duas peças com modelos diferentes”, aconselha Contrera.
 
Ana Maria ressalta que, visualmente, um sofá com poltronas torna o ambiente mais leve. “Jogos de dois e três lugares dão impressão de conjunto. E a decoração contemporânea não pede mais isso. O bacana é poder mesclar materiais e cores. Quando enjoar da decoração, mude uma poltrona ou as almofadas”, ensina.
 
Em relação ao acabamento e material, Marcos Biarari prefere os de tecido. Porém, indica os de couro ecológico para quem não abre mão da facilidade na manutenção. “Em caso de acidentes domésticos, é possível remover as manchas. O que nem sempre dá resultado em tecido.”E esqueça as capas. Estão fora de uso.
 
Outra sugestão é o nobuque, tecido que é agradável ao toque e pode ser limpo com esponja e sabão de coco, indica Ana Maria.
 
Se for usar estampas, Marcos Contrera recomenda equilibrar proporções com desenhos maiores em sofás grandes e menores em poltronas e cadeiras. Fuja dos tons neutros com peças em azul e verde, que estão em alta.

 
Sobe
- Peça única com poltronas e cadeiras
Um único sofá grande auxiliado por estofados individuais deixa o ambiente mais leve.
 
- Design contemporâneo com retrô
Modelos modernos acompanhados por poltronas de inspiração provençal trazem sofisticação.
 
- Encostos fixos e linhas retas
O formato é o ideal para cômodos pequenos por dar a impressão de melhor aproveitamento de espaço.
 

Desce
- Capa para sofá
Se a preocupação for com a manutenção, opte materiais de fácil limpeza como o
nobuque.
 
- Modelos de dois e três lugares
A não ser que sejam de materiais diferentes, a combinação em conjunto caiu em desuso.
 
- Tons neutros
Preto, branco, cinza e tons de bege podem ser substituídos por tons de azul e verde para repaginar a decoração.




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados