Previna-se das rugas!

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Raquel de Medeiros

Se a passagem dos anos traz maturidade, por outro lado também gera marcas: as temidas rugas. Tudo porque a renovação de colágeno na pele fica mais lenta com o avanço da idade. “As primeiras marcas de envelhecimento surgem a partir dos 25 anos”, explica o membro da Academia Americana de Dermatologia Cosmética e autor dos livros “A Construção da Beleza” e “Acne tem Cura”, Otávio Macedo.

Entre as rugas mais comuns estão os pés de galinha, causados pelo ato de sorrir, as de preocupação,localizadas bem no meio da sobrancelha, e aquelas de espanto, que são os vincos no meio da testa. “Todas são frutos de contrações musculares frequentes”, explica a professora de Dermatologia da Faculdade de Medicina do ABC, Daniela Taniguchi.
Mas não há motivos para o desespero. As rugas fazem parte do processo natural da vida. Porém, quem almeja envelhecer com uma aparência mais jovem, pode recorrer a tratamentos específicos ao perceber os primeiros sinais.
 
O peeling é uma alternativa. Renova a superfície da pele por meio da descamação. “Para as mais jovens, é indicado o tratamento de forma superficial uma vez por ano”, orienta Otávio.
Outra alternativa é o uso de toxina botulínica de forma mais suave. “O músculo não se contrai, evitando os sulcos onde há predisposição”, revela.
Aplicações de ácido hialurônico e laser também são indicadas.
 
A verdade é que para envelhecer bem e fugir de uma possível cirurgia plástica, a mulher deve aprender a se cuidar desde a juventude. “O sol, por exemplo, é responsável por 80% dos vincos”, afirma Daniela Taniguchi. “O ideal é usar filtro solar de dia e um ácido durante a noite”, explica Otávio. Também é indispensável a hidratação. “O uso de hidratante deve ser feito desde a adolescência”, orienta Daniela. Previna-se!



Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados