Cultura latina

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Da Redação

Foto: Sxc
Mergulho na arte e na cultura em Quito, Capital Americana da Cultura em 2011.  Foto: Sxc

Quito, a bela capital equatoriana, Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, tem um dos centros históricos mais conservados da América Latina, que ao longo da última década recebeu pesados investimentos na sua restauração. Os turistas que desejarem fazer um mergulho na Capital da Americana da Cultura em 2011 encontram na Metropolitan Touring, operadora especializada nos destinos do Equador, excelentes opções.

Uma delas é um roteiro de seis horas pelos mais importantes pontos culturais da cidade. Para começar, o visitante tem contato com o mundo pré-hispânico no Museu de Arte Pré-Colombiano, na restaurada Casa Del Alabado, construção de 1671. Depois de um descanso na Plaza de San Francisco, é hora de visitar umas das joias do barroco americano, a Iglesia de La Compañía de Jesús, maravilhoso exemplo da extraordinária habilidade artística dos artesãos equatorianos, que se admira em detalhes talhados de seus altares, nas pinturas e nas esculturas da Escuela de Arte Quiteño.

Na parte moderna de Quito, sobre uma colina, se encontra a Capilla del Hombre, criação do equatoriano Oswaldo Guayasamín (1919-1999), um dos artistas mais importantes das Américas, cujo parte da obra está na própria Capilla. O primeiro andar do museu é uma homenagem ao homem latino americano, com o dramatismo da arte expressionista de Guayasamín que mostra a dor, as lágrimas, a ira, a ternura, os sonhos, o heroísmo, e os sacrifícios da odisséia do homem que viveu e vive na América Latina.




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados