Leitura dinâmica

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Da Redação

Férias combinam com praia, diversão e descanso. Mas, quando o assunto são concursos públicos e vestibulares, é preciso manter a disciplina para garantir um bom desempenho nas provas. Este é o principal desafio que os milhares de vestibulandos e estudantes brasileiros enfrentarão nos próximos meses.

O psicólogo Fernando Elias José, especialista em preparação para concursos, já está acostumado a receber candidatos cheios de dúvidas sobre conseguir manter a rotina e a concentração enquanto família e amigos aproveitam os dias de folga. "Na reta final, não adianta exagerar na dose dos estudos para querer recuperar o tempo perdido, e nem se pode esquecer as apostilas. É preciso encontrar um equilíbrio", explica.

De acordo com o psicólogo gaúcho, autor do livro "Superando Desafios - Como se preparar para provas, vestibulares e concursos", os estudantes devem manter um horário para dedicar-se aos resumos e anotações, como forma de reforçar a credibilidade emocional que foi construída durante o ano. "É difícil absorver novos conhecimentos a poucos dias das provas, por isso nada de ir além dos seus limites. Se houver um convite para uma festa, não se culpe por ir nem fique pensando que seus concorrentes estão estudando enquanto você se diverte. Aproveite o momento, evite bebidas alcoólicas e alimentação pesada e aproveite", afirma.

Veja as dicas do especialista:

* Mantenha uma rotina leve de estudos, recordando conhecimentos adquiridos;
* Faça a reposição de líquido adequada à estação do ano;
* Evite comidas gordurosas na noite antes da prova;
* Não mude radicalmente seus hábitos, pois eles podem impactar no seu estado físico e emocional.




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados