Jason Bourne está de volta

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Vanessa Soares Oliveira

 Após nove anos, Matt Damon está de volta na pele do ex-agente da CIA (agência de inteligência civil do governo dos Estados Unidos), em Jason Bourne, quinto capítulo da franquia. O novo longa-metragem, que chega hoje aos cinemas da região (confira na página 3), marca o retorno da parceria de sucesso entre o ator e o diretor Paul GreenGrass, responsável também por A Supremacia Bourne (2004) e O Ultimato Bourne (2007).

Na trama, fora de circulação como lutador de rua, Bourne é surpreendido pela visita de Nick Parsons (papel de Julia Stiles), que o procura oferecendo novas informações sobre seu passado. A princípio, o ex-agente resiste, mas cede. Nos Estados Unidos, continua a investigação e entra na mira do ex-chefe Robert Dewey, que teme que mais um vazamento de informações termine com a reputação da agência. Dentro da CIA, no entanto, a novata Heather Lee (Alicia Vikander, de A Garota Dinamarquesa) acredita que recrutar Bourne de volta é a melhor solução.

A nova história ao redor do passado sombrio de Bourne não decepciona. Apesar de ser o quarto filme do personagem convocado para o programa experimental de operações especiais, o roteiro insere elementos, até então ocultos, o que deixa o espectador ansioso pelo desfecho e torna a história mais pessoal para o protagonista. Além disso, outros personagens movimentam ainda mais a trama. Destaque para nomes de peso como Tommy Lee Jones (Homens de Preto) e Vicent Cassel (Crimes Ocultos).

A compreensão da história contada em Jason Bourne é menos complexa do que nos três primeiros capítulos da saga. Isso se dá provavelmente por ser o primeiro filme da série com o protagonista que não foi adaptado dos livros do escritor Robert Ludlumi. No entanto, a volta de Damon, com seus 45 anos, na pele de Bourne devolve o tom original à trama, afinal, o quarto capítulo – O Legado Bourne (2012) – protagonizado por Jeremy Renner, não empolgou nem o público nem a crítica.

O próprio ator não nega a força do seu personagem. “No fim das contas, o principal motivo pelo qual fizemos o filme é porque as pessoas querem assisti-lo. Toda vez que ando na rua e alguém me para, a primeira pergunta é: ‘Você vai fazer mais um filme Bourne?’”, declarou Damon sobre o longa.

Elementos da atualidade como a privacidade na internet e o capítulo que envolve Edward Snowden e o vazamento de informações confidenciais do governo dos Estados Unidos dão tom de realidade a trama. Para os fãs vale a experiência. Para quem pouco conhece, vale também, pois Jason Bourne continua mantendo a franquia entre os melhores filmes do gênero.




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados