Poesia para celebrar a vida

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Vinícius Castelli

Entre alguns versos aqui e outros ali, os 70 anos chegaram. Deles, 34 são dedicados à arte. Mais especificamente ao universo literário. Portuguesa da Ilha da Madeira e radicada em Santo André há 44 anos, Dalila Teles Veras é responsável por 15 livros de poesia e pela criação da Alpharrabio Livraria e Editora, espaço andreense que cuida com afinco há 24 anos e que é responsável pela reunião de diversos escritores, pelo nascimento de inúmeras obras e pelo fortalecimento e construção da literatura na região.

Para comemorar sua vida e obra, a escritora lança hoje, a partir das 11h, na Livraria Alpharrabio, SETENTA anos, Poemas, Leitores (Alpharrabio Edições, 110 páginas, R$ 30, em média). O evento, que encerra um mês de atividades pelo seu aniversário, é parte do projeto Ocupação 70 – A Vida em Verso de Dalila Teles Veras. A obra que chega agora às prateleiras é uma antologia de poemas pincelados dos 15 títulos publicados pela escritora ao longo de 34 anos de intensa vida artística e ativismo cultural. Os textos que ilustram as páginas foram carinhosamente escolhidos por 70 convidados.

A escritora conta que a movimentação para chegar nos nomes foi difícil e também gratificante. “Descobri que possuo mais de 70 leitores. Quando a lista dos convidados chegou no limite entrei em pânico porque foram surgindo muitos outros, não teve jeito”, diz. Entre os envolvidos estão alguns familiares, amigos e também nomes conhecidos no cenário artístico, como Tarso de Melo, Cláudio Feldman, Fabiano Calixto, Moreira de Acopiara, Zhô Bertholini e Jurema Barreto de Souza, entre tantos outros, sempre com algo em comum: todos são seus leitores.

Resgatar esses textos e vê-los juntos em um livro surpreendeu a poeta, ainda mais por se tratar de mais de três décadas de trabalho. Os poemas reunidos na obra, segundo ela, não seriam os que ela escolheria, ao menos, não todos. “Houve muitas surpresas, principalmente com poemas dos três primeiros livros, que não foram incluídos em À Janela dos Dias – Poesia Quase Toda (reunião de sua obra poética)”, diz. Os textos não foram compilados antes porque ela entendeu, à época, que não dialogavam mais com o tipo de linguagem e concisão que veio a praticar posteriormente. “Mas respeitei as escolhas”, conta.

No ano do centenário do poeta Manuel de Barros e dos 110 anos de Mário Quintana, Dalila também comemora. Não olha para o início nem para o fim, apenas para a frente. Sonhos? Sim. “Manter-me ativamente a criar e pensar, atos que me alimentam.”

> Lançamento de ‘SETENTA anos, Poemas, Leitores’ – Literatura. Hoje, a partir das 11h, na Livraria Alpharrabio – Rua Dr. Eduardo Monteiro, 151. Santo André. Tel.: 4438-4358. Entrada gratuita.




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados