Um homem de família

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Vanessa Ratti

Eduardo Moscovis nem precisou ler Leon Tolstoi para levar ao pé da letra uma de suas frases: “A verdadeira felicidade está na própria casa, entre as alegrias da família.” Dono de uma carreira de mais de duas décadas, reuniu no currículo espetáculos, filmes, novelas e seriados, mas basta conversar dez minutos com o ator para entender o que o faz sorrir: as pessoas que ama. Não fosse isso, ele não teria tirado o pé do acelerador por dez anos para cuidar do que realmente importa. Pai de quatro filhos – Gabriela, 17, Sofia, 16, Manuela, 9, e Rodrigo, 4 –, frutos de dois casamentos, Du deixa de lado o título de conquistador das telinhas e assume o protagonismo do pai presente. “Sou muito família, tudo o que tenho e sou devo a eles. Não quero que essa relação seja desgastada por conta das gravações”, declara.

Du apareceu nas telinhas pela primeira vez durante a novela Pedra Sobre Pedra, em 1992, no papel de Tíbor, filho de ciganos. Mesmo assim, um de seus personagens mais famosos é Petruchio, de O Cravo e a Rosa (2000). O casal engraçado, que aparecia nas imagens indicando relação conturbada entre ódio e paixão, Catarina e Julião Petruchio, fez com que o caipira fosse guardado com carinho no coração dos telespectadores.

Mas, para ele, nenhum dos papéis em que atuou teve isolada importância. “Não há um que eu prefira. Cada personagem tem um modo de ser diferente e exige preparação específica”, revela. Ainda assim, ele elege alguns papeis que dão certa nostalgia. “Nando, de Por Amor (1997); Rafael, da novela Alma Gêmea (2005), Naldo, de Senhora do Destino (2004). Estes foram alguns que me deixaram apaixonado por televisão”, conta.

Entre os citados, cada papel de Moscovis representa uma fase artística. Nando, piloto de helicóptero e seu personagem na novela Por Amor, fez parte de período de amadurecimento. Em sua quarta novela, contracenava com a atriz Carolina Ferraz, dando vida a um casal apaixonado. Juntos, cumpriram missão de deixar o público suspirando. “Ele tinha cabelo comprido, jeito tímido. Milena era ‘espevitada’ e cheia de vida. Era um casal lindo. Foram felizes até o fim”, lembra. A canção que embalava as cenas dos dois na trama era Palpite, de Vanessa Rangel, e ficou muito tempo conhecida como marca registrada do ator.

Em 2004, Du encarou o primeiro vilão: Reginaldo, filho de Maria do Carmo (Suzana Vieira) e fez parte da aclamada Senhora do Destino. O primeiro protagonismo ficou por conta de Rafael, de Alma Gêmea. Nela, ele e o elenco desbancaram todas as outras novelas exibidas no horário das 18h na TV Globo. Este grande sucesso será reexibido no Vale a Pena Ver de Novo, a partir de agosto. A produção, que contava história de amor eterno, foi a de maior audiência do horário até hoje. Após este papel, ficou dez anos longe das novelas.

PAUSA

Durante período longe das tramas, o ator arriscou protagonizar outros tipos de trabalhos. Este foi o caso do seriado de humor Louco Por Elas (2012), onde mostrou seu lado mais descontraído junto com Débora Secco, Glória Menezes, Luisa Arraes e Laura Barreto. A história, que se passa com as mulheres da vida de Léo, interpretado de Du, também revela um pouco do que é a vida do ator: rodeada de mulheres e um excelente pai de família. “Brinco que para muitos personagens eu tenho que me preparar de diferentes formas, mas quando interpreto um pai simplesmente entro lá e gravo. Sei dar bronca e agir como um. É muito bom.”

Ele tem razão. Mostrou isso no longa O Outro Lado do Paraíso, que estreou no começo de junho. Nele, Moscovis faz o papel de Antônio Trindade, pai sonhador que leva a família até Brasília enquanto a Capital está em construção. Porém, com o golpe militar, Antônio acaba ficando preso por defender as ideias do presidente João Goulart e participar de greves em favor de melhores condições de trabalho. “O filme é premiado por este momento político, mas o que de fato é nosso objetivo é contar a história dessa família. O momento político fica em segundo plano”, revela.

E ele não para. Ainda tem fôlego para novos trabalhos. “Farei duas séries para o GNT no segundo semestre: a série Lucia Mccartney e a terceira temporada do Questão de Família”, conta. Também está cotado para o filme Berenice Procura, que deve estrear em março do ano que vem. Aguardem, portanto, as cenas dos próximos capítulos.

 



Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados