Trabalho e suas relações na mira da arte

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Vanessa Ratti<br>Especial para o Diário

 Conhecido como escritor e poeta, Mário de Andrade tinha também outras habilidades. Poucos sabem mas ele se arriscou como fotógrafo em viagem feita ao Norte do Brasil, em 1927. Garimpando alguns arquivos do Instituto de Estudos Brasileiros da USP – onde 500 fotos do passeio são mantidas –, a paulista Adrienne Firmo decidiu apresentar esse outro lado e criou a mostra Mário de Andrade: Etnógrafo-Fotógrafo-Poeta, em que é curadora. A exposição é atração no Sesc Santo Andr é de amanhã ao dia 25 de setembro.


O intuito da viagem feita pelo poeta era de exibir cenário diferente da vida agitada dos centros urbanos, como São Paulo e Rio de Janeiro. Para mostrar isso, a curadora identificou algumas fotografias que, em sua percepção, podem conter aspectos importantes para comparar as relações de trabalho entre as metrópoles com os lugares mais distantes, como Norte e Nordeste. “Todas as imagens tinham o modo de viver das pessoas, por isso é possível fazer vários recortes. Porém, percebi que muitas traziam aspectos de trabalho. Os barcos, as pescas, administrações de funcionários e de atividades que não estamos acostumados. Essas, para mim, também merecem destaque”, comenta Adrienne.
O público que visitar o Sesc durante os dias da mostra, poderá não só conhecer outras facetas do escritor e poeta, mas também, por meio de elementos plásticos, perceber os valores artísticos das imagens, cada uma delas com títulos e legendas que as expliquem ou esclareçam. Nelas, Mário de Andrade alia duas tarefas que cumpria com sucesso: turista-etnógrafo e do fotógrafo-poeta. Ambas dão vida à exposição, que tem entrada gratuita.

Mário de Andrade: Etnógrafo-Fotógrafo-Poeta – Exposição. No Sesc Santo André – Rua Tamarutaca, 302. Tel.: 4469-1200. De amanhã ao dia 25 de setembro. Grátis.




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados