De olho na rua

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Miriam Gimenes

“A rua será nossa fonte de inspiração.” Essa é a promessa de Roberta Estrela D’Alva, que está à frente do programa Manos e Minas, da TV Cultura, que estreia hoje, às 19h, a temporada 2016. Além da nova apresentadora, o formato semanal teve cenário reformulado, volta da plateia, mais vertentes artísticas (teatro e poesia) e quadros de reportagem.

Roberta, que também é atriz, MC, poeta, pesquisadora, diretora teatral e musical, é a primeira mulher que faz apresentação solo do programa. Nascida em Diadema, ela é idealizadora do ZAP! (Zona Autônoma da Palavra), primeiro poetry slam (campeonato de poesia) brasileiro, que apresenta há oito anos, e foi finalista da Copa do Mundo de Poesia Slam 2011 em Paris, onde conquistou o terceiro lugar. “Hoje a poesia é uma febre e essa experiência de apresentar as coisas para o público veio muito daí poetry slam. Isso os levou TV Cultura a chamarem uma pessoa ligada à cultura hip hop, que tenha interlocução com o jovem, mulher e negra. Todas essas confluências serviram para me trazer até aqui”, acredita.

E o Manos e Minas é uma conquista em vários sentidos. No ar desde 1993, é considerado um dos principais porta-vozes do hip hop e rap no Brasil, além de ser um dos primeiros programas desses gêneros no País. Mas, em 2010, sofreu ameaça de extinção.

O fato gerou revolta dos apreciadores da cultura de rua e uma manifestação no Twitter com a hashtag #SalveoManoseMinas, que alcançou os trending topics à época. Roberta foi uma das pessoas que engrossaram o coro. “É uma responsabilidade enorme assumir agora o programa que só está no ar por conta da pressão daquela época, que também participei. É um direito conquistado, que contou com a luta de um monte de gente.”

E é a ‘essa gente’, ou seja, a muitas pessoas, que o programa deve atender. Roberta diz que a equipe vai às ruas para ver o que está acontecendo na cidade em termos de moda, cultura, música, poesia e o que mais aparecer, para trazer para as telas. E isso não se restringe ao eixo Rio-São Paulo. As afiliadas de todo País contribuirão com ideias para o formato.

ESTREIA
Neste programa inaugural, Roberta receberá a cantora Ellen Oléria. Ela ganhou projeção nacional ao participar da primeira edição do The Voice Brasil, da TV Globo. Na conversa, a cantora faz uma análise de sua trajetória, desde sua primeira aparição no programa até agora, quando acumula prêmios e apresentações no Brasil e na Europa. Ativista do feminismo negro, Ellen também aborda a importância do movimento dentro da sociedade. Outro convidado é Vitor Lock, campeão do duelo de dança do Festival Internacional de Danças Urbanas Rio H2K na categoria locking.

O programa ainda apresenta reportagens feitas pelo videorrepórter Rodney Suguita. Em uma delas, ele mostra a realidade de refugiados de diferentes nacionalidades que vivem no bairro do Glicério, em São Paulo. Já na outra, o público conhece uma horta comunitária no Capão Redondo. 




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados