Caraca, moleque

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Vanessa Soares

É fácil perceber quando se está diante de alguém movido a paixão. Nem quando se deseja esconder  há disfarce, por maior que seja o esforço, capaz de anular o brilho nos olhos de quem fala de algo que ama. E o cantor Thiago André Barbosa, mais conhecido como Thiaguinho, 33 anos, é assim, apaixo­nado. Ele deixa transparecer com muita facilidade seu sentimento pela música e carreira que escolheu como pagodeiro. “Eu descobri minha paixão na escola e na igreja, que eram dois lugares que tinham muita música envolvida, mas não consigo lembrar quando decidi que queria viver disso. Canto desde muito cedo por influência da minha mãe, que sempre trabalhou com música”, explica.

O apoio da família para ir à luta em busca de seu maior sonho sempre foi incondicional. No entanto, como sempre foi muito dedicado aos estudos, a escolha pela carreira artística gerou certo receio. “Meu pai sempre achou que eu fosse me dedicar a alguma carreira que não fosse na área da música. Mesmo assim, sempre me apoiou. Ele  me ajudava a juntar dinheiro para gravar em estúdio e arrumava lugares para eu tocar”, relembra. 

Nascido em Presidente Prudente, no Interior de São Paulo, Thiaguinho cresceu em Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul, onde a música sertaneja é muito forte. Além do gênero, a trilha sonora da infância foi composta por canções de artistas da MPB como Elis Regina, Emílio Santiago, Tim Maia, entre outros cantores. Porém, o coração do cantor sempre bateu mais forte pelo samba. “A vontade se ser músico veio cedo. E pagodeiro”, afirma.

Thiaguinho viu as portas da carreira profissional se abrirem para ele em 2002, quando participou do Fama, reality show musical da Rede Globo, de onde não saiu campeão, mas que foi a grande vitrine na qual o artista pôde mostrar a que veio. Grato pela oportunidade, o cantor afirma que deve muito ao programa. Foi seu nascimento artístico.

Depois do Fama, o caminho para integrar o Exaltasamba – tradicional grupo de pagode criado em Santo André, onde Thiaguinho morou durante cinco anos após a entrada na banda como vocalista – foi natural. Talento o menino tímido do Interior já havia mostrado que tinha. A notícia de que Chrigor, até então voca­lista do grupo, seguiria sozinho abriu as portas desse novo mundo. O primeiro contato com o Exaltasamba  foi por meio de Péricles e Pinha (integrantes do grupo até 2012), em um pagode em São Paulo, onde foi convidado para subir ao palco e cantaram juntos pela primeira vez. O encontro rendeu uma conversa. Recém-saído do reality, Thiaguinho estava em busca de oportunidades e pediu ajuda. “Estava meio perdido. Bem perdido”. 

Seis meses depois o telefone tocou. Thiaguinho foi convidado para um novo encontro, desta vez no Rio de Janeiro, onde estava morando. O pensamento era de que receberia a ajuda que havia pedido, mas o teor da conversa foi outro. “Eles me convidaram. Foi uma surpresa total. Era algo que nunca imaginei na vida, mas foi um presentão que ganhei”, declara.

Mas chegar onde está não foi tão fácil, assim como nunca o é para todo artista. “Recebi muitos ‘nãos’, que são naturais, inclusive. Acho que os ‘nãos’ me fortaleceram bastante. Foram necessários para eu criar garra e mais vontade ainda e ter certeza de que era realmente aquilo que eu queria buscar.”

Quem acompanha a carreira de Thiaguinho desde o início percebe com muita facilidade toda sua evolução e amadurecimento, tanto como músico quanto como pessoa. Grato por tudo que a vida lhe proporcionou, o cantor relembra que sua permanência no Exaltasamba foi um grande aprendizado. No grupo teve a chance de crescer, aprendeu a ser artista, gravou a primeira música, o primeiro CD, realizou o sonho de longa data de ouvir a voz no rádio. O cantor do Fama em nada se parece mais com o artista que hoje sobe ao palco e credita ao Exalta essa evolução. “Aprendi a fazer show, a subir no palco, a falar com as pessoas. Foi onde perdi a timidez, entre aspas, a timidez no palco. Foi uma fase incrível da minha vida. Até hoje, em todos os lugares que vou falo do grupo. Somos muito amigos”.

Carreira solo

Após nove anos como vocalista do Exaltasamba, Thiaguinho anunciou, em 2011, que seguiria carreira solo. Mais seguro após todo esse tempo convivendo com músicos experientes, o cantor conta que a decisão foi natural. “Chegou num ponto que me senti maduro para criar a minha independência musical. Acho que era meu último passo artístico, depois de fazer parte de tantos grupos. Ao mesmo tempo em que fico mais livre para tomar decisões, para escolher músicas, o rumo da carreira, sabia que ia ser um desafio muito grande também, porque quando você tem pessoas para te ajudar é mais fácil. Mas foi uma decisão tranquila pra caramba. Sempre fui muito transparente com a galera do grupo. Nunca escondi que tinha esse desejo.”

O percurso da carreira solo até aqui mostra que Thiaguinho sabe mesmo o que quer. Sua personalidade musical inconfundível permitiu ao artista, em pouco mais de quatro anos, emplacar as paradas de sucesso diversas vezes. Em 2013, foi top five das músicas mais tocadas do ano, vencedor do Prêmio Multishow na categoria melhor cantor, indicado ao Grammy Latino na categoria melhor álbum de samba/pagode e foi eleito uma das 100 personalidades mais influentes no ano pelas revistas Forbes e Época. Em 2014, viu a música Caraca, Muleke deslanchar após lançamento do clipe com participação do jogador Neymar, de quem o cantor é amigo pessoal. Já 2015 terminou com uma apresentação especial no show do Rei Roberto Carlos. 

Para este ano, os planos são de divulgar o segundo DVD ao vivo #VamoqVamo, gravado em janeiro na  Ilha da Coroa, na Barra da Tijuca, cujo lançamento oficial em São Paulo aconteceu no último dia 4, no Memorial da América Latina. Além disso, está preparando novo álbum, previsto para o segundo semestre.

Junto com o voo solo, Thiaguinho também alcançou outras funções. Como ator fez pequenas participações na televisão em Malhação e Geração Brasil, da Globo. Também comandou o programa Música Boa Ao Vivo, no canal pago Multishow, e foi jurado na segunda edição do reality Superstar, também da Globo. “Mas o que gosto mesmo é cantar.”

Paralelo à carreira,  a vida pessoal também não poderia estar em um momento mais feliz. Junto com a atriz Fernanda Souza desde junho de 2011, em fevereiro o casal comemorou bodas de papel. A união e parceria que conquistaram em quase quatro anos de namoro foram oficializadas em 2015. “A vida de casado é incrível. Foi um ano muito feliz. Mais uma fase da vida. Meus pais são casados há 34, 35 anos. E foi esse exemplo que eu tive dentro de casa e é mais uma fase legal da minha vida que veio acontecer”. Filhos? Estão nos planos do casal. “Mas não agora”, garante o cantor.

Dono de uma fé incontestável, Thiaguinho afirma que não está onde chegou por acaso. “Tenho muita fé em Deus. Vim de uma família muito religiosa e tudo que tenho devo muito a Ele. Gosto de deixar isso claro e é algo que rola naturalmente. Acabo falando de Deus porque Ele é maravilhoso, principalmente na minha vida. Agradeço todos os dias porque realmente tudo que tenho veio Dele”, finaliza.

 



Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados