Amor entre presente e passado

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Vanessa Ratti<br>Especial para o Diário

 Dos versos de Camões em Raquel direto para o espetáculo Para Tão Longo Amor, de Maria Adelaide Amaral, peça que está em cartaz até dia 31 de julho. Quem for ao Teatro MorumbiShopping (Avenida Roque Petroni Júnior, 1.089), em São Paulo – palco que estreia com a montagem – conhecerá a história romântica baseada na trama bíblica entre Jacó e Raquel, declamada também na obra do poeta português. Ambas são recheadas de amor, dependência e engano.
A passagem da Bíblia retrata Jacó, que trabalha durante sete anos para conquistar a amada Raquel. Porém, depois deste tempo é enganado por Labão, seu futuro sogro, e recebe Lia, a irmã mais velha, como recompensa. Assim é o amor de Fernando – renomado editor de livros, vivido por Leopoldo Pacheco – e Raquel – jovem poeta, que é personagem de Regiane Alves, artista de Santo André. Os dois vivem laços de dependência, já que ela precisa dele para fama e sucesso, e opressão vinda da parte dele, que tem amor sufocante pela amada.
Para a diretora da peça. Yara de Novaes – que também conta com a parceria de Carlos Gradim –, o amor romântico apresenta armadilhas. “É uma relação predatória, destruidora, cheia de ciúmes. É fadado ao fracasso, mas pode ser longo pelo que há de vir”, diz.
Já segundo Regiane Alves, o espetáculo representa o sentimento demasiado, comum hoje em dia, e que as pessoas não sabem lidar. “A poesia une os dois. Ela precisa de segurança e o vê como pai. Mas ao mesmo tempo não sabe como se comportar com tanto amor recebido.”

CENÁRIO
O passado e o presente se misturam no obra por meio da cena criada por André Cortez. Estão inseridos armários que de um lado estão desgastados, representando o passado, e do outro, com aspectos novos, figurando o presente. Os personagens entram e saem pelas portas para mudanças de cenas. “O embate entre princípios e gerações fica mais evidente desta forma. Em um momento Fernando está fazendo carinho em Raquel, no outro, está bêbado”, diz Maria Adelaide Amaral.
NOVIDADE
A peça Para Tão Longo Amor marca a abertura do Teatro MorumbiShopping. O espaço tem entrada pelo estacionamento do shopping e foi projetado para receber 250 pessoas.
Para Tão Longo Amor</CF> – Peça. No Teatro MorumbiShopping. Avenida Roque Petroni Júnior, 1.089. São Paulo. Até 31 de julho. De sexta e sábado, às 21h, e domingo, às 19h. Ing.: R$ 70 (inteira) e R$ 35 (meia).




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados