Cidade de Torino vale ser visitada

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Vinícius Castelli

Se mesmo após todo o giro por pequeninas cidades e vilarejos do Noroeste da Itália você sentir vontade, ou a necessidade, de passear em um local maior, a boa notícia é que Torino está bem pertinho. Localizada a cerca de 80 quilômetros de Biella, a capital da região do Piemonte vale a visita, ainda que seja rápida.
 
Apesar de grande, Torino, que é a quarta maior cidade do país e já foi capital quando da criação do Reino da Itália, não tem trânsito tão caótico como o de Milão (que fica a 150 quilômetros de distância). A melhor maneira de chegar lá, para quem já está rodando pela Itália, é de trem. A principal estação é Porta Nova.
 
Para conhecer Torino é como deve ser feito em qualquer outra cidade da Itália: a pé e sem medo de se perder. Repleta de praças e cafés, a cidade surpreende com seu charme.
 
O tour pode começar pela Piazza Castello, no centro histórico. Lá estão dois dos diversos palácios que ilustram a cidade. Um deles é o Real, que serviu como residência para o duque Emmanuel Philbert até 1580. Hoje abriga museu com armas e armaduras. Outro local que vale ser apreciado é o Palácio Madama, onde funciona o Museu de Arte Antig e que soma cerca de 70 mil obras.
 
A Catedral de San Giovanni Battista, conhecida também como Duomo de Torino, na mesma região, é ponto de parada obrigatório para católicos e curiosos. Lá, de tempos em tempos, pode ser visto o Santo Sudário, peça de linho de 4,36 m de altura por 1,10 m de largura e que acredita-se ter sido usado para cobrir o corpo de Jesus Cristo após sua crucificação. O primeiro registro histórico da peça data de 1353.
 

Além de parar em um dos muitos cafés que a cidade oferece, vale a pena também reservar alguns minutos para observar as águas do Rio Pó, que corta toda Torino. Para quem gosta de automóveis, vale lembrar que esta é a cidade onde nasceu a empresa automobilística Fiat. Não à toa, a cidade tem o Museu do Automóvel de Turim. 




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados