Belos alpes italianos

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Vinícius Castelli

Um local com ar diferente, daqueles de livros com histórias encantadas, onde tudo é belo, perfeito. Essa é a impressão que se tem ao conhecer a região do Vale d’Aosta, quase na divisa da Itália com a França. Para quem parte de Torino, boa maneira de se chegar à cidade de Courmayeur, a mais procurada do local, é de carro.
 
São cerca de 145 quilômetros de distância e na estrada a vista se perde entre montanhas e muitos castelos, alguns deles bem distantes no alto de colinas e que parecem ter sido esquecidos no tempo. Para quem não quer saber de dirigir, o ônibus também é uma possibilidade. Os bilhetes a partir de Torino custam cerca de R$ 50 (ida).
 
Courmayeur encanta. Cercada por cadeia montanhosa, está aos pés do famoso Monte Bianco, Mont Blanc em francês. Pequena, é ideal para ser conhecida na caminhada, sem pressa. Suas ruas estreitas escondem diversas surpresas. Não há estação do ano que não valha a visita, mas é claro que no inverno, ou até mesmo começo de primavera, como é agora na Itália, ainda é possível ter como cenário as belas montanhas cobertas pelo branco da neve.
 
Restaurantes disputam espaço elegantemente. Boa pedida para quem quer apreciar um tradicional risoto italiano. A polenta, ainda mais em dias frios, também vale o investimento. E o melhor é que, mesmo sendo um destino chique, Courmayeur atende a todos os bolsos, tanto que é possível encontrar restaurantes para comer uma pizza é até mesmo um sanduíche.
 
Ainda no universo gastronômico, outra coisa que chama a atenção na cidade é a fartura de queijos e embutidos. Algumas lojas montam com todo o cuidado seus mostruários. É de dar água na boca.
Courmayeur atende bem famílias que querem sossego de uma pequena vila, apesar de muito disputada aos fins de semana. É sem dúvida também o destino certo para lua de mel e férias de casais apaixonados. A oferta de hotéis, muitos com vistas maravilhosas, é grande.
 

A cidade é destino também para quem gosta de esportes como snowboard e esqui. Uma vez em Courmayeur, um passeio que deve ser feito, se possível, é subir de bondinho para o alto do Monte Bianco (www.montebianco.com). A vista é impagável. São três opções de parada. A primeira é feita a uma altura de 1.300 metros. A segunda é a 2.173 metros no pavilhão Du Mont Frety. A última, com 3.466 metros, é feita em Punta Helbronner. Os bilhetes custam em média R$ 160. Para quem quiser esticar até a França é fácil. Saíndo de Courmayeur, de carro a viagem dura cerca de 40 minutos até a também charmosa Charmonix. 




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados